Estudantes do Humaitá II participam do projeto ‘O Arquivo Faz Escola’

 

No dia 27 de abril estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Campus Humaitá II participaram do projeto "O Arquivo Faz Escola”,  uma iniciativa do Setor de Educação do Arquivo Nacional, que mensalmente promove eventos relacionados a questões importantes no cenário nacional, desenvolvendo atividades pedagógicas com alunos de escolas  do Rio de Janeiro.

 

Acompanhados da professora de Geografia do campus Fernanda Amante, os estudantes assistiram ao documentário "Índio cidadão", de Rodrigo Arajeju, que resgata a campanha popular das Nações Indígenas na Constituinte (1987/88) e documenta as mobilizações nacionais em Brasília - ocorridas ao longo do tempo até 2013 - contra os ataques legislativos do Congresso Nacional aos direitos constitucionais dos Povos Originários. 

 

Após o filme, foi realizada uma conversa com a cientista social e pesquisadora do Arquivo Nacional Maria Elizabeth Brêa, especialista na questão indígena brasileira, tendo trabalhado muitos anos na Fundação Nacional do Índio (Funai).

 

Cine-debate

Segundo Fernanda, a participação dos alunos no cine-debate foi de suma importância para o fortalecimento da percepção de que os estudos geográficos do Brasil devem conter um recorte temporal prévio ao colonialismo Português. Além disso, observou, os alunos tiveram a oportunidade de ter contato com a diversidade étnico-linguística brasileira e a importante contribuição cultural proveniente dos povos indígenas à nação.  

 

“O projeto possibilitou ainda aos estudantes o conhecimento dos problemas político-territoriais enfrentados por esses povos na atualidade, com a falta de representatividade no quadro político brasileiro e a constante ameaça à integridade não só de suas terras, mas também da preservação das identidades culturais dos Povos Originários do Brasil”, enfatizou a professora.

 

 

Setor de Comunicação Social do Campus Humaitá II

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:5049  Total Acessos:10252056