Professores do Humaitá II podem se tornar meditadores laicos

 

Meditacao HII (1)Estudantes realizando o exercício de meditação ao ar livre

 

Inspirada no projeto “Que CPII Queremos?”, que começou a ser desenvolvido no Campus Humaitá II, a professora de Educação Física Claudiah Rato vai oferecer para os colegas do campus um curso de capacitação em Meditação Laica Educacional® (MLE®).

 

O curso será presencial e a distância e está previsto para ser iniciado em breve, sempre às segundas-feiras, das 18h às 21h, no Campus Humaitá II. As aulas serão focadas no treino da técnica. Já o conteúdo a distância trará a parte teórica da MLE®, com a utilização de videoaulas, incluindo uma entrevista com o pesquisador doutor em Neurociência do Comportamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Tiago Arruda Sanches.

 

“O curso será certificado e o professor fará parte de uma nova comunidade de docentes meditadores laicos, experimentando uma verdadeira revolução na educação que vai além da passagem de conhecimento”, ressaltou a professora Claudiah, criadora da técnica.

 

A professora explica que, durante a prática da MLE®, inverte-se a pedagogia da passagem do conhecimento para o sujeito para o desenvolvimento do sujeito do conhecimento.

 

“Com a continuidade da aplicação da técnica, o docente será capaz de perceber a mudança de comportamento de seus alunos no campo relacional, demonstrado por atitudes mais respeitosas e solidárias nas relações professor X aluno, assim como aluno X aluno, além da melhora no desempenho acadêmico, atendendo ao propósito de ser uma nova tecnologia educacional para o desenvolvimento da inteligência emocional”, enfatizou Claudiah.

 

Faça aqui sua pré-inscrição e receba informações sobre o curso.

 

Meditacao HII (2)A meditação também foi feita pelo alunos no Campus Humaitá II

 

Núcleo

A Meditação Laica Educacional® foi aplicada pela primeira vez pela professora em 2009 com alunos do Ensino Médio do Campus Humaitá II, onde leciona e atualmente é coordenadora da equipe de Educação Física. Desde então, funciona como uma estratégia didático-pedagógica para o desenvolvimento de uma educação emocional. “É na verdade um protocolo de condução de grupo ao estado meditativo criado para o ambiente de uma sala de aula, para ser aplicado pelo próprio professor regente em suas turmas”, observou Claudiah.

 

Em maio de 2015, foi criado o Núcleo de Pesquisas em Meditação Laica Educacional Aplicada, ligado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec), uma parceria entre a professora Claudiah e o Dr. Tiago Arruda Sanchez. “Logo depois, lançamos a revista Meditação Laica Educacional, onde estão publicados os relatos de experiências dos professores meditadores laicos que aplicaram a técnica em aulas de diferentes disciplinas e níveis de ensino”, relatou Claudiah.

 

A MLE® reúne ao longo de 10 anos e três seminários a apresentação de mais de dez trabalhos de professores, apontando como resultado a mudança de comportamento dos estudantes; maior rendimento de seu tempo de aula; aumento do interesse dos alunos pelos estudos por conta da facilidade de atenção e concentração nas aulas; e mais satisfação do professor no exercício do magistério.

 

Patente

Segundo a professora, a técnica foi patenteada com o objetivo de se proteger o protocolo de condução da meditação em sala de aula.

 

“Isso porque, a MLE® agrega de forma laica à uma base comum de técnicas de meditação, conhecimentos da neurociência e psicologia em uma organização didaticamente estruturada, a fim de se alcançar o objetivo de ser uma estratégia eficaz a uma educação emocional”, explicou.

 

Claudiah observa que os professores são orientados a sempre fazer um convite para a turma participar da Meditação Laica Educacional®. “Ninguém deve ser obrigado a meditar. Portanto, incluída no protocolo da técnica há uma orientação de como o professor deve convidar a turma para a prática”, enfatizou.

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Humaitá II

Assessoria de Comunicação Social

 

 

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