Carlos Malta apresenta documentário sobre tocadores de pífanos no Humaitá II

 

Carlos Malta HII 6
O multi-instrumentista, Carlos Malta, foi um dos convidados do projeto Espaço Cinema no Colégio Pedro II

 

O Campus Humaitá II recebeu na quarta-feira, 6/5, o multi-instrumentista Carlos Malta, conhecido como o “escultor do vento”, mundialmente famoso, principalmente pelo seu trabalho com instrumentos de sopro, entre eles o pífano.

 

E é sobre a presença desse instrumento no Brasil o motivo da vinda do músico ao campus. Malta foi convidado pelo projeto "Espaço Cinema no Colégio Pedro II”, organizado pelo Espaço Cultural do CPII, para apresentar o documentário “Xingu Cariri Caruaru Carioca”, que registra a viagem musical que ele fez em 2014 para encontrar tocadores de pífanos, ou pifes, como ele prefere chamar o instrumento, uma espécie de flautim.

 

Dirigido por Beth Formaggini, o filme retrata a trajetória do músico que começa no norte de Mato Grosso, onde encontrou tocadores de pífanos entre índios da tribo Ipatse Kuikuro, no Alto Xingu; passou pela região do Cariri, no Ceará, para tocar no Crato com os irmãos Aniceto; e visitou João do Pife e Marcos do Pife e, com as bandas Dois Irmãos, Zé do Estado e do Edmilson do Pife, realizaram um cortejo pela tradicional Feira de Caruaru, de Pernambuco.

 

Carlos Malta HII 2 Carlos Malta HII 4
Malta se apresentando no CPII e ao lado da banda de pífano em Caruaru-PE

 

Um dos momentos mais emocionantes do documentário é o encontro do músico com a Zabé da Loca, tocadora de pife que vivia no assentamento Santa Catarina, em pleno sertão paraibano. Ela recebeu Malta e Chau do Pife num forró animado que contou com a participação de bandas da região, algumas delas formadas por crianças. Zabé, que na época já passava dos 90 anos, morreu em agosto do ano passado.

 

Perguntas

Após a exibição do documentário, Malta conversou com os alunos, que fizeram muitas perguntas ao instrumentista. Queriam saber mais sobre o instrumento que, segundo o músico, aparece em várias culturas. Também perguntaram sobre a história do instrumentista, como ele se tornou músico e qual a apresentação mais marcante de toda sua carreira.

 

Malta contou que vem de uma família de músicos e desde muito jovem se interessou por instrumentos musicais. Disse que toca vários deles, inclusive de percussão. Lembrou sua parceria com o também multi-instrumentista Hermeto Pascoal e revelou ter sido sua apresentação mais marcante a que realizou em 2015 com a banda Pife Muderno, fundada por ele em 1994, no Concert Hall da Cidade Proibida, em Pequim.

 

Carlos Malta HII 3 Carlos Malta HII 5
Após a apresentação, Carlos Malta conversou com professores e servidores e também tocou pífano com os alunos

 

Sonho

Além de Hermeto Pascoal, Malta também tocou com muita gente famosa. Na lista estão Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elisa Regina. Segundo o músico, “tocar um instrumento é uma benção”. E o pife parece ser sua maior paixão. “Eu construí minha vida a partir desse pedaço de bambu”. Ele disse ainda que toca de tudo com o instrumento. “Até rock. O pife é pop”.

 

Sobre o documentário, Malta disse que era um sonho realizar esse filme. “Queria trazer para as pessoas um Brasil que frequenta pouco nossas casas. Com o filme, quis mostrar a presença das flautas pelo país, mas também os muitos brasis que aqui existem”, enfatizou.

 

O músico confidenciou ainda que tem outro sonho: ampliar o documentário e registrar a presença do pife pelo mundo. “Seria algo como ‘pifamundo’ ou o mundo vai pifar”, revelou.

 

O projeto “Espaço Cinema no Colégio Pedro II” é uma realização do Espaço Cultural do Colégio Pedro II, com o apoio da Diretoria de Culturas da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec). A apresentação do documentário “Xingu Cariri Caruaru Carioca” no Humaitá II contou com o apoio da equipe de Educação Musical do campus e com a participação de diversos professores de outras disciplinas.

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Humaitá II

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:11969  Total Acessos:4429999