Atividades diversificadas celebraram os dois anos da nova Biblioteca de Niterói

Biblioteca Niteroi Confraternização do aniversário de 2 anos da Biblioteca Prof. Gilmar Luiz Novaes

 

A Biblioteca Prof. Gilmar Luiz Novaes, do Campus Niterói, completou no dia 13 de outubro dois anos de reinauguração. Para comemorar a data e o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares a equipe da Biblioteca do campus realizou uma série de eventos.

 

Na semana do dia 15 a 19 de outubro, as comemorações reuniram a equipe da Biblioteca, estagiários, ex-alunos e alunos do campus que participam de projetos realizados pela biblioteca como o Saber Livre e o Clube do Livro. A confraternização com lanche aconteceu no dia 16 para celebrar o aniversário de dois anos da reinauguração da Biblioteca que ganhou decoração especial.

 

Também no dia 16, foi inaugurada a exposição “Cores Encantadas”, do aluno Milton Alves Cabral Neto, da turma 2102. A exposição foi composta por desenhos feitos à mão com temáticas de livros e filmes e serviu de plano de fundo para as comemorações da Biblioteca, além de ajudar a enfeitar o espaço. Os desenhos chamaram a atenção de diversos alunos que se disseram inspirados pela ideia.

 

Biblioteca Niteroi2 Fotos da exposição “Cores Encantadas”

 

Além do aniversário da Biblioteca, o mês de outubro também foi marcado pela comemoração da Semana do Livro e da Biblioteca e do Dia Nacional do Livro. Em homenagem a essas datas foi realizada a exposição “Livros Banidos”. A exposição foi inspirada no movimento internacional Banned Books Week, tradição dos Estados Unidos onde os livros “mal falados” do ano ganham um espaço para a discussão nas bibliotecas, livrarias e escolas. A iniciativa tem como objetivo celebrar a liberdade de leitura e do leitor. Como forma de participar da campanha e de incentivar o direito de ler, foram selecionados os livros de nosso acervo que fazem parte dos livros banidos em diversos países, pelos mais diversos motivos, como Alice no País das Maravilhas, um clássico de Lewis Carroll, banido por conter animais falantes. A exposição atraiu muitos alunos que a visitaram frequentemente para ler os motivos que levaram os livros a serem banidos. Muitos dos livros que fizeram parte da exposição foram emprestados durante a semana.

 

Biblioteca Niteroi3 Biblioteca Niteroi4 

Biblioteca Niteroi5 Biblioteca Niteroi6             Exposição “Livros Banidos”

 

O fim da exposição “Livros Banidos” deu lugar a exposição “Um corpo na biblioteca” que tinha como objetivo divulgar os títulos de suspense e terror do acervo, além de celebrar o Halloween. Montada em 30 de outubro com a ajuda dos alunos da 1ª série do campus, a biblioteca recebeu uma decoração temática bem assustadora com caveiras, caldeirões de bruxa, aranhas e até sangue falso. Essa última exposição fechou com chave de ouro as comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares na Biblioteca Prof. Gilmar Luiz Novaes do Campus Niterói.

 

Biblioteca Niteroi7 Biblioteca Niteroi8                      Exposição “Um corpo na biblioteca”

 

As fotos dos eventos foram todas divulgadas nas redes sociais da Biblioteca no Facebook e no Instagram para a comunidade escolar.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

 

 

Acessos Hoje:17799  Total Acessos:5068855