CPII tem 18 estudantes selecionados no Provoc-CBPF 2019

 

O Colégio Pedro II divulgou a lista dos candidatos selecionados para participar do Programa de Vocação Científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (Provoc-CBPF). Dezoito estudantes de oito campi do colégio foram selecionados para integrar o programa em 2019, com possibilidade de renovação para 2020.

 

Confira lista de estudantes selecionados

 

A coordenação do Provoc entrará em contato com os estudantes selecionados para direcioná-los a seus orientadores.

 

O Colégio Pedro II atua em parceria com o CBPF desde 2016, ano em que foi estabelecido o acordo de cooperação técnico-científica entre as duas instituições. Desde então, anualmente, os alunos do Colégio são selecionados para integrarem o referido Programa.

 

Sobre o Provoc-CBPF:

O Programa de Vocação Científica do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (Provoc-CBPF) visa oferecer, aos alunos do Ensino Médio de escolas públicas (e algumas particulares) do estado do Rio de Janeiro, a oportunidade de conhecerem e se envolverem com o trabalho de cientistas. Essa convivência pode motivá-los a aprofundar seus estudos em Ciência e Tecnologia. 

 

Uma seleção anual é feita, entre estudantes indicados por suas instituições de ensino, cadastradas no Programa. Cada candidato selecionado é indicado a um orientador – pesquisador, tecnólogo e/ou colaborador do CBPF, cuja área de pesquisa seja de interesse do aluno, e desenvolve um projeto ao longo do ano.

 

O projeto pode variar desde estudos aprofundados de temas específicos trazidos pelo aluno, até temas mais gerais, ligados à Física Moderna e suas aplicações, como reatores nucleares, o sistema solar, a teoria da relatividade, a estrutura elementar da matéria, materiais magnéticos, supercondutores e suas aplicações etc.

 

O Provoc conta ainda com um Laboratório Didático, onde vários experimentos fundamentais da Física, tais como a determinação da carga e da massa do elétron ou a medida da velocidade da luz, dentre outros, podem ser realizados pelos estudantes. Os alunos também participam do Seminário Anual de Vocação Científica, quando os resultados de seus estudos são apresentados.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:12291  Total Acessos:7382829