CPII participa do dia Nacional da Ciência e do Pesquisador

Professora Rosiane Dourado e participantes do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, na Quinta da Boa Vista.

 

Para celebrar os Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, celebrado em 8 de julho, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) promoveu neste domingo, 7 de julho, um evento com mais de 150 experimentos e exposições de diferentes áreas do conhecimento na Quinta da Boa Vista. Os participantes eram docentes, graduandos, mestrandos e doutorando de diversas instituições universitárias, ligadas a SBPC.

 

A professora Rosiane Dourado, do Campus Centro, participou do evento como integrante do grupo de pesquisas em Comunicação, Audiovisual, Cultura e Educação - CACE, da Faculdade de Educação da UNIRIO. O CACE pesquisa sobre as relações entre visualidade, visibilidade, audiovisualidades, imagem e comunicação a partir dos usos das mídias sociais.

 

O estudo desenvolvido pela docente no CACE dialoga diretamente com o trabalho realizado por seu Projeto de Iniciação Artística e Cultural no Colégio Pedro II “Investigações Visuais e Poéticas”, vinculado ao NEPA - Núcleo de Ensino e Pesquisa em Audiovisual, também criado por Rosiane e que integra o Núcleo de Arte e Culturas do campus Centro. O NEPA desenvolve atividades que visam introduzir os alunos dos Ensinos Fundamental e Médio às linguagens audiovisuais, apresentando-as como meio de expressão artística e de conhecimento.

 

Rosiane e os bolsistas de Iniciação Artística e Cultural também realizaram em junho o III NEPA, com a participação das comunidades interna e externa em mais uma Mostra de Cinema do campus Centro. Os bolsistas também participaram em junho da Mostra de Audiovisual Estudantil da FIOCRUZ. Na Quinta da Boa Vista, foi possível apresentar aos visitantes um pouco do trabalho já realizado no CPII com nossos bolsistas e estudantes, através de mídias digitais.

 

“É inegável a importância das novas visualidades, cada vez mais necessárias e presentes, na sociedade contemporânea. Pouco a pouco, o audiovisual ultrapassa as fronteiras de nossa instituição, graças à determinação e criatividade de profissionais como Rosiane.”, destacou Eloísa Sabóia, diretora de Culturas.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:15018  Total Acessos:9706720