Cadeia de Valor

 

 

 

A Cadeia de Valor do CPII corresponde ao mapeamento e agrupamento dos processos essenciais da Instituição. Ela foi resultado de um trabalho conjunto da consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FGV) com os técnicos e gestores do CPII. A Cadeia registra como a Instituição entrega valor para a comunidade escolar, permitindo, assim, uma visão integrada e o alinhamento da estratégia, pessoas, processos, estrutura e sistemas de informação. É composta por 9 macroprocessos e 45 processos.

 

 

Redesenho de Processos

O redesenho é um dos objetivos do Planejamento Estratégico 2015/2018 e consiste em buscar um melhor entendimento dos processos internos de trabalho do CPII e, a partir dessa análise, possibilitar o redesenho por meio da reformulação de rotinas, clareza de responsabilidades e otimização dos recursos.

 

É uma ação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODI), por meio da Seção de Pesquisa Institucional (SPI) da Diretoria de Gestão do Conhecimento (DGC).

 

Equipe responsável:

Adriana Trein de Abreu e Silva (Chefe da Seção de Pesquisa Institucional)

Anaina Ferreira Monteiro da Costa (Técnica em Assuntos Educacionais)

Andréa Karla Wanderley Chianello (Diretora de Gestão do Conhecimento)

Carla Christina Belo Soares (Assistente em Administração)

Diogo Felipe Lopes da Costa (Estagiário)

Rachel da Costa Simões (Administradora)

Vivian Ligorio da Silva (Estagiária)

 

Descrição do trabalho:

O redesenho consiste em melhorar a eficiência dos processos descritos na Cadeia de Valor. Esse trabalho compreende estudar o processo, identificar seus principais problemas, recomendar ajustes e redesenhá-lo com as oportunidades de melhoria identificadas.

 

Essas etapas são feitas com as áreas executoras, pois a metodologia utilizada partiu do pressuposto de que quem conhece o processo são os responsáveis pela sua execução, que devem participar e compreender o desenho dos seus processos e as sugestões de mudanças.

 

A Seção de Pesquisa Institucional acompanhou o redesenho, feito pela consultoria da FGV, de 5 processos críticos.  Com isso, adquiriu conhecimento teórico sobre gestão de processos e conhecimento prático da metodologia de redesenho. A partir de então, procedeu ao mapeamento e à melhoria de outros processos, cujos fluxos serão publicados à medida que forem finalizados.

 

Fluxos redesenhados:

 

Administrar Registros Escolares

Fazer Gestão de Documentos

Fazer o Acompanhamento de Egressos

Gerir Bens e Serviços

Promover a Comunicação Institucional

Prover Serviços de Apoio Operacional

 

 

Acessos Hoje:1046  Total Acessos:1636400