Alunos do Tijuca II são aprovados para a segunda Etapa da OBF

 


Alunos do Tijuca II fazem prova  da Olimpíada Brasileira de Física
 

Oito alunos dos campus Tijuca II que participaram da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física de 2014 foram selecionados para a segunda etapa, que acontece no dia 9 de agosto. Dezenove estudantes fizeram a prova, realizada no dia 22 de maio, competindo com candidatos de escolas públicas e privadas de todo o país. Entre os aprovados está o estudante Gabriel Laurentino, selecionado para participar da Olimpíada Internacional de Física, que acontece em 2015.
 

Laurentino também foi um dos medalhistas de ouro do ano passado da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas. Além dele, outros três colegas ganharam medalhas (mais uma de ouro e duas de bronze) e uma menção honrosa de um total de 46 aprovados para a segunda etapa da competição. Ao todo, 210 candidatos do Tijuca II participaram da olimpíada, lembra o professor de Física do Colégio Robson Costa de Castro.
 

Segundo o professor Robson, entre as escolas federais o campus  Tijuca II ficou em quarto lugar em número de medalhas no Rio de Janeiro. Esse bom desempenho, acredita, se deve ao Projeto Olimpíadas, desenvolvido com os alunos do campus com o objetivo de estimular o estudante a “tomar gosto pela disciplina”.
 


Professor Robson e alunos medalhistas do campus
 

Seu colega José Fernando Rodrigues de Souza também comemora o resultado das olimpíadas, lembrando que o desempenho dos alunos se deve à qualidade do ensino de Física do Colégio Pedro II. Ele destaca ainda outros projetos da área realizados no campus, como a homepage criada em 2011 com a intenção de promover a interação dos alunos.
 

O projeto foi elaborado por alunos do Ensino Médio Integrado de Informática com orientações dos Departamentos de Física e de Informática Educativa e já conta com mais de seis mil acessos, inclusive de fora do país. Na página são postados vídeos, provas, gabaritos, exercícios e inscrições para as olimpíadas, feiras e outros eventos.


Laboratório

O Laboratório de Física é outro projeto de destaque no campus Tijuca II. A importância desse espaço torna o ensino de Física mais estimulante e ratifica o conteúdo aprendido em sala de aula, tornando menos distante a teoria da prática. Vale lembrar que 30% da avaliação do candidato se deve ao seu desempenho no laboratório.
 


Estação Meteorológica do campus Tijuca II

Além dos projetos de Física, os estudantes também participam de feiras e eventos da área, como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Nesse evento eles já apresentaram o projeto “Estação Meteorológica”, em 2012 e, no ano seguinte, o “Física e Futebol”.
 

Robson lembra que a Estação Meteorológica instalada hoje no campus foi financiada com recursos do Fundo Nacional de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Além de financiar a Estação, a fundação também concedeu bolsas para duas alunas do campus.

 

                               

 

 Coordenadoria de Comunicação Social

 


 

Acessos Hoje:822  Total Acessos:18508350