Projetos aprovados na Chamada Interna nº 02/2014

 

 

 

Conheça os projetos aprovados pela Chamada Interna nº 02/2014 da Propgpec:

 

XV Aniversário do Espaço Cultural do Colégio Pedro II

22 a 26/09 -  Reitoria/SCII

Responsável: Mônica Sica

 

Os objetivos deste evento são divulgar o histórico e a importância desse espaço institucional, criado há 15 anos, como um dos pilares das atividades culturais existentes no Colégio Pedro II; realizar atividades artísticas e culturais que explorem a linguagem das artes visuais, música, teatro, dança e literatura e integrar as comunidades interna e externa por meio da arte e da cultura. O evento contará com a participação da Orquestra da Grota, Grupo Morrinho de Teatro, palestras do Ministério da saúde e o instituto tear.

 

 

 

I Concurso Literário do Campus Centro

24/09 - Campus Centro

Responsável: Profª. Isabel C. V. Martinez

 

Esse evento tem como objetivo incentivar os alunos, através da produção literária, estimulando-os a serem autores de literatura, a partir dos diferentes gêneros trabalhados em sala de aula.

 

 

 

 

 

Gravatas azuis e outras Histórias: Reminiscências do CPII

27/09 - Campus Centro

Responsável: Tania de O. P. do Nascimento

 

Esse evento tem como objetivos promover, através de espetáculos teatrais, o o desenvolvimento da criatividade artística dos educandos, manter viva a memória do colégio Pedro II por meio de intercâmbio entre alunos e ex-alunos, narrar ao público em geral, de forma bem humorada, mas séria, nossas vivências tão ricas em fatos peculiares e história.

 

 

 

 

Encontro com Cineastas: O Cinema documentário na Escola

30/09 a 01/11 - CHII

Responsável: Profª. Paula Menezes

 

Esse evento tem como objetivos promover o debate entre cineastas e alunos do Colégio sobre temas bastante importantes no cenário cultural e acadêmico atual; ampliar o debate já iniciado dentro do projeto de documentário e levar a toda comunidade acadêmica a oportunidade de refletir sobre questões socioculturais e de ensino-aprendizagem a partir de documentários.

 

 

 

Jornada de Oficinas Literárias

02 e 03/10 - São Cristóvão/PROPGPEC

Responsável: Servidores da biblioteca da PROPGPEC

 

Essa jornada tem como objetivos despertar, através do encontro com diferentes autores, a sensibilidade e a criatividade literária, a habilidade crítica para além das obrigações acadêmicas; instigar a formação do leitor e escritor por meio da produção, formação do leitor e escritor por meio da produção, formação de um estilo, criação de personagens e ambientação.

 

 

 

 

A Criança e a Arte Literária

06 a 24/10 - Campus Humaitá I

Responsável: Profª. Suely da S. Mesquita

 

Esse evento tem como objetivos: apresentar o trabalho dos contadores de histórias na divulgação da cultura; criar a oportunidade para a formação de público, trabalhar em equipe, promover a leitura e a pesquisa, sensibilizar o aluno para a literatura brasileira.

 

 

 

 

Seminário Viver em Português: “Vasculhando e Descobrindo a Cultura Lusófona”

08/10 Campus Centro

Responsável: Prof. Anderson Ulisses dos S. Nascimento

 

Esse seminário tem como objetivos: divulgar a cultura da língua, da literatura, das ciências e das artes em geral, no espaço lusófono na América, no Brasil; na Europa, Portugal; na África, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissal; Na Ásia, os territórios de Macau, na China e Goa, Damão e Diu, na Índia e na Oceania, segundo alguns, ainda Ásia, Timor Leste; cultuar a memória de todos aqueles que contribuíram para a aproximação cultural do Brasil com Portugal.

 

 

Mostra Pedagógica 2014: “Espaços Compartilhados: Criações, Relações e Construções”

13/10 a 08/11 - Campus Realengo I/UEI

Responsável: Profª. Maria Clara Camões

 

Esse evento tem como objetivos expor as atividades desenvolvidas no ano letivo de 2014, nas diferentes linguagens – musical, tecnológica, de artes visuais, verbal, corporal, matemática, ambiental – para a comunidade escolar, criar condições para que as crianças se percebam autoras das propostas de trabalho desenvolvidas na Unidade de educação Infantil e intensificar a parceria família-escola, a partir de uma apresentação concreta sobre a proposta pedagógica realizada na educação infantil.       

 

 

 

Jornada da Diversidade – Núcleo Transdisciplinar de Humanidades

13 e 14/10 - CENII

Responsável: Prof. Jorge L. M. de Moraes

 

Esse evento tem como objetivo discutir junto aos alunos a questão atual das diversidades encontradas em nossa sociedade. Discutiremos também a perspectiva conceitual das minorias e necessidade e variedades de forma de luta política para aceitação, compreensão e respeito as diversidades. Com destaque para os seguintes aspectos: etnia, orientação sexual, religiosidade, gênero, deficiências e necessidades especiais.

 

 

Música Brasileira e Espanhola: “Os Opostos do Violão”

14/10 - Campus Realengo II

Responsável: Profª. Niágara da Cruz Vieira

 

Os objetivos desse evento são: mostrar ao vivo a riqueza estilística e sonora do violão brasileiro, por meio da sua metamorfose em decorrência dos ritmos característicos brasileiros que influíram na sua maneira de ser executado; comparar este caminho de mudanças, em relação aos ritmos e a execução da música espanhola e dar oportunidade aos estudantes de interagir com os concertistas, tanto tocando quanto na forma de perguntas e respostas.

 

 

 

 

I Circuito Cultural Afro-Brasileiro do Colégio Pedro II

18/10 a 01/11 - todos os Campi

Responsável: Alessandra Pio

 

Os objetivos deste evento são: Inserir a comunidade escolar no contexto cultural afro-brasileiro; promover o debate sobre a questão das relações étnico- raciais no Brasil e na diáspora Africana; viabilizar o protagonismo da pessoa negra no que tange a sua identidade e ancestralidade e a conscientização da diversidade cultural existente no país.

 

 

 

 

Lançamento do Livro O Golpe começou em Washington

21/10 - CENII

Responsável: Profª. Carolina M. Medeiros

 

Esse evento tem como objetivo: lançar a 2ª edição da obra no Campus Engenho Novo II e deste modo oferecer ao corpo discente e docente a oportunidade de reflexão acerca da História do Brasil do pós 1964. Na ocasião também serão lançados os livros: Personagens Femininos: confinamentos, deslocamentos (autor: Prof. Dr. Jorge Marques) e Por Uma Geografia das existências: Momentos, Ação Social e Produção de Espaços (autores: Prof. Dr. Nilo Sérgio D’Ávila modesto, Profª. Drª. Cátia Antõnia da Silva e Prof. Dr. Andrelino Campos).

 

 

Cine-Debate: Imagem Mulher

21 e 22/10  - Campi Humaitá II/Tijuca II

Responsável: Prof. Germano N. Prado

 

Esse evento tem como objetivo: discutir papéis de gênero, violência contra a mulher e a imagem da mulher na mídia. Torna-se impor tanto uma educação que se quer cidadã e emancipatória discutir esses temas e combater todas as formas de opressão.

 

 

 

 

VI Encontro de Corais

30 e 31/10 - Campus Tijuca II

Responsável: Profª. Vanessa W. de Castro

Os objetivos desse evento são: promover um espaço de aprendizado informal, onde os alunos por meio da observação de outros grupos corais possam aprender aspectos relevantes da prática vocal; realizar uma integração entre diferentes grupos corais do Colégio Pedro II e de outras instituições promotoras de práticas corais, assim incentivando a prática coral, uma vez que “a voz é uma das expressões mais ricas do ser humano e revela aspectos de nossa natureza biológica, psicológica e sócio educacional” (BEHLALU, 1997, p.55).

 

 

 

 

Mostra Musical dos Alunos do Campus São Cristóvão II

01/11 - CSCII

Responsáveis: Profs.André Capiberibe, Augusto Ordine, Maurício Durão, Rebeca Vieira e Ricardo Szpilman

 

Essa amostra tem por objetivo apresentar a produção pedagógica, artística e cultural que alunos e professores realizam em sala de aula. E apresentando a música popular brasileira, com destaque para o compositor Dorival Caymmi, que completaria 100 anos em 2014, em versões preparadas para formações grandes (em torno de 750 alunos).

 

 

Música no Humaitá 2014 – “Viva Caymmi! Viva Chico!”

03 a 07/11 - CHII

Responsável: Prof.ª Isabel C. B. de Medeiros

 

Essa mostra musical tem por objetivo compartilhar com a comunidade escolar a experiência artística de nossos estudantes dentro da linguagem musical. Oferecendo a oportunidade de revelar novos talentos artísticos entre os alunos do campus. Perceber a poesia e a música como expressões artísticas utilizadas, de Caymmi a Chico Buarque para a compreensão do Brasil no contexto político, social e econômico nos últimos 50 anos.

 

 

1ª Jornada Pedagógica do NEAB

04 a 07/11 - CSCII

Resonsáveis: Prof. Bernadino Paiva e Willian do Nascimento

 

Esse evento tem como objetivo dialogar com a comunidade escolar para a formação de cidadãos atuantes e democráticos, capazes de compreender as relações socais e étnico-raciais das quais participam e ajudam a reelaborar; sendo capazes de decodificar palavras, imagens e situações, a partir de diferentes perspectivas e apoiar os esforços que assegurem ambiente escolar seguro, livre da violência e de assédio motivado por racismo, discriminação racial, xenofobia e intolerância correlata.

 

 

 

 

III FESTCOR

10 a 14/11 - CENII

Responsável: Profª. Neila Ruiz Alfonso

 

Os objetivos do evento são promover a prática de conjunto desenvolvida nas aulas de música e em cursos livres do campus (coral e curso de violão); fomentar o compartilhamento de experiências musicais e vocais entre os alunos e destes a comunidade; estimular a formação de novos grupos musicais nos diversos gêneros e projetar o CPII como uma instituição provedora da arte e da cultura.

 

 

 

 

FLISC – Festa Literária de São Cristóvão

29/11 - CSCI

Responsável: Profª. Maria de L. T. Barros

 

Esse evento tem como objetivo privilegiar os aspectos pedagógicos à literatura como manifestação cultural; integrar pais e filhos em torno da leitura; tornar conhecidos autores da literatura infantil brasileira e propiciar o contato das crianças com autores.

 

 

30 Anos de Pedrinho: Trajetória da Trabalho Pedagógico

12 a 19/11

Responsável: Profª. Rita Alves da S. Lima

 

Os objetivos do evento são divulgar um panorama do trabalho pedagógico dos Anos Iniciais do CPII, destacando a permanência e transformações ao longo dos trinta anos; promover reflexões sobre a educação do trabalho de 1984 a 2014.

 

 

 

 

 

 

Acessos Hoje:105  Total Acessos:1739207