Projetos de Pesquisa, de Iniciação Científica, de Iniciação Artística e Cultural e de Extensão

 

 

 

PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JÚNIOR

 

CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO III

 

Projeto: A Matemática da COVID-19: articulando pesquisa e ensino de Matemática

Docente responsável: Luciana Santos da Silva Martino

Objetivo: Propor o estudo de temas e/ou problemas matemáticos relacionados à pandemia da COVID-19.

 

Projeto: A Matemática da COVID-19: articulando pesquisa e ensino de Matemática

Docente responsável: Marilis Bahr Karam Venceslau

Objetivo: Dar continuidade ao estudo de temas e à construção de ferramentas matemáticas aplicáveis à pandemia da COVID-19.

 

 

CAMPUS SÃO CRISTÓVÃO II

 

Projeto: Produção de conteúdo pedagógico e análise de interações no perfil do Instagram News.Dicas

Docente responsável: Bruno de Matos Reis

Objetivo: Incentivar e auxiliar o estudo do inglês e promover o interesse por questões de impacto internacional através da leitura de jornais/notícias.

 

 

CAMPUS REALENGO II

 

Projeto: Ensino de História, oralidades e trajetórias docentes: reinvenções em tempos pandêmicos.

Docente responsável: Bruno Marques Silva

Objetivo: Aprofundar o conhecimento da História entendida como área do saber acadêmico; compreender criticamente as realidades econômicas, culturais e políticas conjunturais; conhecer os instrumentos teórico-metodológicos da História Oral.

 

 

CAMPUS HUMAITÁ II

 

Projeto: Viajando pelo tempo e espaço do Rio de Janeiro: a produção de materiais didático-digitais

Docente responsável: Roberta Martinelli e Barbosa

Objetivo: Analisar o papel do Rio de Janeiro, cidade-capital da monarquia e do império ultramarino português entre 1808 e 1850. Analisar o espaço geográfico da época, a forma de organizar e pensar o poder, assim como a cultura de corte, a etiqueta, o cerimonial e a arquitetura dos edifícios urbanos.

 

 

CAMPUS DUQUE DE CAXIAS

 

Projeto: Experiências de Física no Instagram

Docente responsável: Thiago Nascimento Higino da Silva

Objetivo: Produzir e divulgar materiais que auxiliem professores e/ou estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem.

 

 

CAMPUS DUQUE DE CAXIAS

 

Projeto: Educação dependente: limites e possibilidades da Escola brasileira

Docente responsável: Matheus Rufino Castro

Objetivo: Estimular nos alunos a vontade de se engajar no processo educativo, reconhecendo os problemas educacionais brasileiros em sua ampla relação com processo formativo de nossa sociedade.

 

 

SAIBA COMO CADASTRAR NOVOS PROJETOS

 

 

PROJETOS DE INICIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL

 

CAMPUS CENTRO

 

Projeto: Arte_terra_anima

Docente responsável: Tatiana Caldeira de Oliveira Barros

Objetivos: Em relação à arte da cerâmica, desenvolver gradualmente os seguintes tópicos de pesquisa: identificar a produção em cerâmica dos povos originários em nosso estado, mapeando locais de pesquisa e de visitação destes acervos; pesquisar sobre o desenvolvimento da cerâmica no estado do Rio de Janeiro; mapear a produção contemporânea em cerâmica, (mapeamento de ateliês); pesquisar sobre a produção em cerâmica na arte brasileira. Em relação à linguagem da animação, desenvolveremos em paralelo às pesquisas do tópico anterior, sequencialmente: conhecer os princípios básicos da animação e experimentá-los a partir de exercícios práticos; conhecer alguns programas básicos de animação, sobretudo para uso da animação tradicional em desenho, em colagem e em stop motion; a partir das pesquisas realizadas, desenvolver pequenos filmes de animação em duas vertentes: a apresentação dos dados levantados nas pesquisas; a criação poética a partir das formas, histórias e associações vivenciadas.

 

 

CAMPUS ENGENHO NOVO II

 

Projeto: Oficina Literária Ato Zero: Ler e escrever literatura na quarentena

Docente responsável: Luiz Guilherme Ribeiro Barbosa

Objetivos: O objetivo geral dessa proposta está relacionado com a perspectiva vocacional para as humanidades, no sentido de estimular as práticas criativas de produção de conhecimento na adolescência. Especificamente, explorar os sentidos do escrever na adolescência, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro, em contexto pandêmico, pode revelar aspectos relevantes para o ensino de literatura praticado no Colégio Pedro II e em demais instituições de ensino. Além disso, contribuir para a formação científica em diálogo com as artes é outro aspecto presente nessa proposta.

 

 

CAMPUS HUMAITÁ II

 

Projeto: Oficina de Poesia pela Janela

Docente responsável: Heyk Brauner Pimenta Estanislau

Objetivos: O projeto propõe uma desauratização da palavra escrita, com intenção de torná-la viva, cotidiana e assim fazer parte da vida dos estudantes. A poesia é o ponto de partida para um trabalho de comunicação, de construção de linguagem, de expressão, autoconhecimento e de compreensão do contexto histórico e social desses estudantes. Nesta edição do projeto, pretendemos desenvolver aptidões que são solicitadas aos estudantes como concatenação de ideias, desenvolvimento de argumentos e leitura atenta e fina dos contextos sociais.

 

 

CAMPUS NITERÓI

 

Projeto: Cinestesia Coletivo de Cinema

Docente responsável: Alex Sandro Barcelos Côrtes

Objetivos: Realizar encontros semanais para exibição e discussão de alguns dos filmes mais importantes da cinematografia nacional e mundial; realizar oficinas audiovisuais com vistas a desenvolver saberes importantes para o fazer audiovisual: história do cinema, linguagem cinematográfica, argumento e roteiro, fotografia e iluminação, produção, realização, distribuição e exibição audiovisual, som, direção de arte, edição e montagem, etc. Fomentar a realização de curtas-metragens com vistas a criação de uma mostra audiovisual no fim do ano letivo, bem como na próxima MIAC.

 

 

SAIBA COMO CADASTRAR NOVOS PROJETOS

 

 

PROJETOS DE EXTENSÃO

 

Projeto: Curso Iniciação à Prática de Xadrez

Docentes responsáveis: Daniella de Carvalho Costa Martelote e Marcos Vinicius Pereira Monteiro.

Público: estudantes do 5º  ao 9º ano do ensino fundamental (TODOS OS CAMPI)

Objetivo: Garantir o direito dos estudantes de terem acesso às várias manifestações da cultura corporal, que incluem a aprendizagem e vivência de jogos de tabuleiro, como por exemplo, o xadrez. Dessa forma, o projeto se torna relevante, não só por dar acesso à uma prática corporal que estimula a capacidade do desenvolvimento intelectual e social, mas também por oportunizar vivências de interesse dos estudantes. Saiba mais

 

Projeto: League of Legends

Docente responsável: Natalia Guimarães Santuchi

Público: estudantes do CPII, na faixa etária de 14 a 17 anos (TODOS OS CAMPI)

Objetivos: Formação de equipes que representem o Colégio Pedro II nos jogos escolares; obter referencial teórico e histórico sobre a modalidade LoL; oportunizar um ambiente de socialização, aumentando a interação e promovendo o engajamento dos estudantes; desenvolver habilidades de pensamento lógico e estratégico; e, estimular o trabalho em equipe e a tomada de decisões. Saiba mais

 

Projeto: Podcast Conexão Científica

Técnica responsável: Bianca Souza

Público: estudantes a partir do ensino médio, servidores técnicos e docentes do CPII (TODOS OS CAMPI)

Objetivos: Aproximar a comunidade escolar e o público em geral das ciências; divulgar as pesquisas desenvolvidas por professores e estudantes da educação básica e da EPT; capacitar os participantes do projeto sobre todas as etapas de produção de um podcast; incentivar o protagonismo e a autonomia dos participantes do projeto no desenvolvimento de conteúdos de divulgação científica; promover a educação pela comunicação, de modo que os participantes possam desenvolver o olhar crítico, sobre o uso de novas mídias e a produção de conteúdos de divulgação científica. Saiba mais

 

 

 

 

SAIBA COMO CADASTRAR NOVOS PROJETOS

 

Acessos Hoje:15074  Total Acessos:24700679