Patrimônio cultural

 

O prédio localizado na Avenida Marechal Floriano, que hoje abriga ocampus Centro, possui uma riqueza arquitetônica e histórica inigualável. Na época da fundação do Colégio, o prédio foi reformado pelo arquiteto francês Grandjean de Montigny. Em 1874, o edifício foi ampliado por Francisco Joaquim Bethencourt da Silva, discípulo de Montigny, dando à escola sua atual fachada em Estilo Neoclássico.


A transformação mais significativa realizada no prédio foi a construção do Salão Nobre, inaugurado em fevereiro de 1875. Naquela época, o espaço tonou-se o lugar onde os alunos do Pedro II recebiam o grau de Bacharel em Letras e onde ocorriam os concursos para a cátedra do Colégio, eventos que costumavam contar com a presença do Imperador Pedro II.


Até hoje, é no Salão Nobre que ocorrem os eventos mais significativos do Colégio, como a entrega dos títulos de Aluno Eminente, aos ex-alunos que se destacaram na vida pública e profissional; de Professor Emérito; de Pena de Ouro, ao aluno que mais se destacou ao longo do curso em cada campus; além das comemorações pelo aniversário da instituição no dia 2 de dezembro.


Em 1983, o prédio foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Cultural.

 

 

 

 

Acessos Hoje:609  Total Acessos:1937115