A Central de Assistência ao Educando, criada por meio da Portaria 3.820/14, tem como principal atribuição realizar Programas, Projetos e Ações com base no Decreto 7.234/10 - Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) - que visa prioritariamente à permanência de estudantes do Colégio Pedro II.
Em conformidade com os objetivos do PNAEs, as ações desenvolvidas visam:
I – democratizar as condições de permanência dos estudantes;
II - minimizar os efeitos das desigualdades sociais e regionais na permanência e conclusão;
III - reduzir as taxas de retenção e evasão; e
IV - contribuir para a promoção da inclusão social pela educação.
Auxílios:
A cada ano, poderão ser ofertados auxílios financeiros a depender do planejamento orçamentário disponibilizado pelo Governo Federal.
Principais Atribuições da Equipe de Assistência Estudantil:
● planejar, coordenar, monitorar e avaliar projetos e ações em conformidade com a Política de Assistência Estudantil do Colégio Pedro Il e o Decreto no 7.234/2010 (PNAES);
● fomentar a participação da comunidade escolar no planejamento, elaboração, execução e avaliação dos programas, projetos e ações de Assistência Estudantil;
● atuar em projetos coletivos de forma multidisciplinar, a fim de compreender e intervir em situações de evasão escolar, retenção, violência, dentre outros, utilizando instrumentos de trabalho conforme avaliação do(a) profissional;
● acompanhar, em conjunto ao Setor de Orientação Pedagógico/SOEP e ao Núcleo de Atendimento às pessoas com Necessidades Específicas/NAPNE dos campi, os discentes e familiares, no tocante a questões de permanência e qualidade de permanência do(a) estudante, resguardado o sigilo profissional;
● atuar no sentido de mobilizar e articular o sistema de proteção à criança, ao adolescente e à família.