Sessão Solene da Congregação emociona mais uma vez

A Sessão Solene da Congregação realizada no último dia 23 de março comoveu os presentes em todas as homenagens realizadas, como na entrega da Pena de Ouro aos melhores alunos da 3ª série do Ensino Médio de cada Unidade Escolar. Na solenidade, esses alunos ficaram frente a frente aos alunos ilustres que passaram pelo Colégio e estes foram agraciados com o título de Alunos Eminentes do Colégio Pedro II/2012.


- Alunos Eminentes:



- Alunos agraciados com a Pena de Ouro por terem obtido o melhor desempenho em sua Unidade Escolar ao final do Ensino Médio / 2011:

Unidade Escolar Centro: ALEXANDRE DE ALCANTARA AGUIAR COELHO

Unidade Escolar Descentralizada Duque de Caxias: DAFNE HELEN OLIVEIRA DE SOUSA

Unidade Escolar Engenho Novo II: THIAGO MAXIMIANO DE BRITO

Unidade Escolar Humaitá II: ALEX INAGUE, que na Cerimônia, foi representado por seu pai, Senhor Marcelo Inague

Unidade Escolar Descentralizada Niterói: VICTOR HUGO DA SILVA MUNIZ

Unidade Escolar São Cristóvão III: LARISSA MATTOS FEIJÓ

Unidade Escolar Realengo II: FERNANDA HELENA PEREIRA DOS SANTOS

Unidade Escolar Tijuca II: VICTOR TEIXEIRA BARRETO DA SILVA

O melhor aluno dos cursos de Ensino Médio Integrado do Colégio Pedro II foi CALVIN FERNANDES BARBOSA, do curso Técnico em Meio Ambiente, da Unidade Escolar São Cristóvão III.


- Bacharel Honoris Causa

Desde o Império, é outorgado ao aluno concluinte do Ensino Médio o título de Bacharel em Ciências e Letras pelo Colégio Pedro II. Tal láurea, mantida na República e confirmada, por decreto presidencial, em 1937, ano do centenário da Fundação do Colégio, se mantém em vigor, revigorada pelo tempo...

A essas personalidades que, no seu espírito, encarnam o espírito do Colégio Pedro II, dele projetando a grandeza no seu fazer, reconhece o Colégio como um dos seus e deles os faz parte de si: tem-nos perto de si, em si, como Bacharéis, pela honra de contá-los entre os seus. Em 2012, o título de BACHAREL HONORIS CAUSA contemplou o ex-Ministro de Estado da Educação, PROFESSOR DOUTOR FERNANDO HADDAD e o Secretário Executivo do Ministério da Educação, JOSÉ HENRIQUE PAIM FERNANDES, que não puderam estar presentes e foram representados pela Diretora de Currículos e Educação Integral da Secretaria de Educação Básica do MEC, Professora Jaqueline Moll.


- Professor Emérito

Por fim, à semelhança do que ocorre nas instituições de Ensino Superior, o Colégio Pedro II destaca, dentre os membros do seu corpo docente, um que, sem demérito para os demais, mas, ao contrário, espelhando em si o alto mérito dos seus colegas, vivenciou, ao longo de sua carreira, os atributos e as qualidades que dele fizeram um PROFESSOR EMÉRITO, por seu alto saber, por certo, mas, sobretudo, porque, no Colégio Pedro II, deu o passo além, transformando-se em luz, fermento e sal para seus discípulos. O Colégio Pedro II se orgulha dos que ministraram em suas salas, ricas lições de vasto saber, lições de vida, que iluminaram os caminhos dos que os tiveram por mestres.

Em 2012, o título de Professor Emérito foi outorgado ao já Aluno Eminente, Professor WILSON CHOERI.

Formado pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade do Estado da Guanabara, atual UERJ, concluiu Licenciaturas em Física, Matemática e Ciências Sociais.

Atividades Docentes:

- Professor Catedrático de Estatística Geral e Aplicada na UERJ;
- Professor de Física do Colégio Pedro II;
- Professor de Física e Matemática no Colégio de Aplicação da UERJ;
- Professor do Ensino Médio dos Colégios Dois de Dezembro e Piedade.

Ocupou os seguintes cargos na UERJ:
- Diretor do Colégio de Aplicação
- Diretor do Instituto de Matemática e Estatística.
- Diretor do Departamento Cultural.
- Secretário de Planejamento e Coordenação Executiva.
- Sub-Reitor de Planejamento.
- Vice-Reitor
- Reitor em Exercício

Ocupou os seguintes cargos no Colégio Pedro II:
Secretário de Ensino
Diretor Geral

Além destes cargos, foi Chefe do Departamento de Sociologia na Universidade Gama Filho, Professor da Escola de Aeronáutica, participou da criação da Fundação Educacional Unificada Campograndense (FEUC) e foi um dos idealizadores e planejadores do Projeto Rondon.

Publicou livros na área de Educação, recebeu a Medalha do Pacificador e o Prêmio de Dirigente Educacional do Ano da Folha Dirigida, por três vezes, passando a pertencer à Galeria dos Grandes Educadores Brasileiros.