Representantes da UGI do CPII participaram de eventos em Brasília sobre integridade pública

Da esquerda para direita Kelly Gama (membro da UGI/CPII), Fredéric Bohem, Analista da Divisão de Integridade Pública da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e Rachel Simões (membro da UGI/CPII).

 

Nos dias 8 e 9/12, as servidoras Kelly Gama e Rachel Simões, membros da Unidade de Gestão de Integridade (UGI) do Colégio Pedro II, participaram de eventos em Brasília voltados para o tema integridade pública. No dia 8/12, as servidoras compareceram à 1ª reunião das unidades integrantes do 1ª reunião das unidades integrantes do Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal (Sipef), instituído por meio do Decreto nº 10.756 em julho deste ano. O Sipef busca coordenar as atividades relacionadas à integridade pública no Poder Executivo Federal, ampliando a efetividade dos programas de integridade.


Na primeira parte desse encontro, que contou com a participação do Ministro da Controladoria-Geral da União, Wagner Rosário, foi realizado o lançamento do relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômicos (OCDE) sobre a integridade pública no Brasil , bem como a apresentação das recomendações e conclusões do relatório.


Na segunda parte, os servidores da CGU, Carolina Carballido, Coordenadora-Geral de Integridade Pública, e Allison Mazzuchelli, Chefe da Divisão de Integridade Pública, e Fredéric Bohem, Analista da Divisão de Integridade Pública da OCDE, discorreram sobre o papel de atuação das UGI, a importância do monitoramento do Programa de Integridade nos órgãos e entidades e sobre a gestão de riscos para Integridade.

 

“Esse encontro trouxe medidas concretas para implementação nas unidades de gestão da integridade dos órgãos, como as recomendações sobre a estrutura das unidades, mas também apresentou medidas voltadas para o fomento da cultura de integridade, que é um desafio para as instituições.” destacaram Rachel Simões e Kelly Gama.


No dia 9/12, as servidoras participaram da cerimônia alusiva ao Dia Internacional Contra a Corrupção, que contou com a participação do presidente da república, parlamentares, chefes dos poderes da União, ministros de estado e servidores públicos. Na ocasião, foram apresentados os principais resultados obtidos com a implementação do plano anticorrupção do governo, assinatura de decretos de prevenção e combate à corrupção e o lançamento da avaliação da integridade pública no Brasil pela OCDE.

 

“A participação das servidoras nesses eventos é muito importante para aprimorar as ações de integridade que vêm sendo desenvolvidas no CPII, no âmbito da Unidade de Gestão da Integridade (UGI). O próximo passo é implementar as informações obtidas, no evento, tendo em vista a consolidação de boas práticas, para o Programa de Integridade do CPII.”, declarou a presidente da UGI/CPII, Andréa Chianello.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:14617  Total Acessos:28474139