Campus Tijuca II conquista 5 medalhas na OBA

 

 

 


Estudantes participaram de oficinas de construção de foguetes, coordenadas pelo professor Marcos Mataratzis


Cinco alunos do Campus Tijuca II conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2014. Ao todo, foram uma medalha de ouro, duas de prata e duas de bronze. Cerca de 800 mil estudantes de todo o país participaram da OBA neste ano.

No campus, a preparação da equipe de alunos foi coordenada pelo professor de Química Marcos Mataratzis. Astrônomo amador desde criança, Marcos conta que foi estimulado a criar a equipe através do interesse da aluna Victoria Dreilich, medalhista de bronze nesta Olimpíada. Para atrair o interesse de mais alunos, o professor levou um planetário inflável para o campus, com o apoio da coordenação da OBA. Por mais de uma semana, foram feitas sessões de simulação do céu para todas as turmas do Ensino Fundamental e Médio.

“Além da motivação com o planetário, fizemos uma oficina de construção de foguetes e fomos a campo, na Quinta da Boa Vista, lançar nossos foguetes e medir o alcance atingido por eles”, relata Mataratzis, que também estimulou os alunos a conhecerem um pouco mais sobre astronomia através do grupo de astrônomos amadores que participa, o NGC-51, que se reúne semanalmente no Museu Espaço Ciência Viva, na Tijuca.


Professor Marcos Mataratzis (centro) coordenou a prova da OBA no Campus Tijuca II

Oito alunos do Campus Tijuca II realizaram a prova discursiva com dez questões – sete de astronomia e três sobre foguetes e satélites - e participaram da etapa de lançamento de foguetes. Destes, cinco conquistaram medalhas. Luan Pereira, medalhista de ouro, foi convidado juntamente com o professor Marcos a participar em dezembro da XII Jornada Espacial, uma semana de atividades organizadas pelo Programa AEB Escola com o intuito de promover a temática das ciências espaciais. A XII Jornada acontece em Natal (RN), no Centro de Lançamento Barreira do Inferno.

Luan, que já foi premiado anteriormente em algumas olimpíadas de Matemática, conta que participou da OBA por gostar muito de ciências exatas e espera aprender muito mais com a viagem à Natal. “Espero conhecer novas pessoas, além de adquirir conhecimentos sobre astronomia e astronáutica”, afirma.

 

Confira a lista dos medalhistas:

Luan Francisco Alves do Nascimento Pereira
Medalha: Ouro
Nota: 9,60

Beatriz de Souza Peres
Medalha: Prata
Nota: 8,25

Bárbara Mendes Soares Rodrigues
Medalha: Prata
Nota: 7,65

Victoria Katharina Dreilich de Almeida e S. Abreu
Medalha: Bronze
Nota: 7,30

Victor Gerônimo Buarque de Paula Filho
Medalha: Bronze
Nota: 7,15

 

 Matéria relacionada

 

Alunos do Campus ENII conquistam 6 medalhas na OBA

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

 

 

 

Acessos Hoje:1167  Total Acessos:18508695