Professores e projetos - Departamento de Espanhol

 

 

 

 

 Prof. ALEXANDRE SOUZA DA SILVA

Graduado em Letras (português/espanhol) pela Universidade Federal Fluminense em 1997. Trabalhou em instituições de ensino como Colégio Maria Thereza, Instituto Cultural Brasil Estados Unidos e Externato São Carlos localizados respectivamente nas cidades de Niterói e São Gonçalo. Possui Diploma Superior de Espanhol como Língua Estrangeira (D.E.L.E) emitido pela Universidade de Salamanca - Ministério da Educação, Cultura e Esporte da Espanha - 2002. É professor efetivo do Colégio Pedro II desde 2005,tendo trabalhado como professor substituto nos anos de 2001 a 2003 no Campus Humaitá II. A época de sua posse foi lotado no Campus Tijuca e, atualmente, é professor do Campus Niterói desde a sua fundação.

Profª. ALINE DE BETTENCOURT DONATO

Graduada em Letras (Português – Espanhol) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), possui Especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrado em Linguística pela mesma instituição. Durante o seu desenvolvimento profissional, trabalhou em cursos livres e instituições públicas e privadas. Atuou como professora de Espanhol na Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) e na Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC). Também trabalhou como professora de Língua Portuguesa, de Sala de Leitura e de Projeto de Correção de Fluxo (Aceleração) na Secretaria Municipal de Educação (SME). Atualmente, é professora efetiva de Língua Espanhola no Colégio Pedro II, em regime de dedicação exclusiva. Suas áreas de interesse são a leitura em meios digitais, gêneros textuais e elaboração de materiais de leitura para o ensino básico, sob o viés sociocognitivo.

Prof.ª AMANDA LILIAN AGUIAR DE BARROS MESQUITA

Bacharela e licenciada em Letras (Português-Espanhol) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestra em Linguística pela mesma instituição. Possui especialização em Tradução (Português-Espanhol) pela Universidade Gama Filho (UGF) e é tecnóloga em Marketing pela Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Atualmente, é professora do Colégio Pedro II em regime de dedicação exclusiva, está lotada no Campus Tijuca II e é integrante do Núcleo de Pesquisa e Arte da Tijuca (NUPART). Interessa-se pelos estudos decoloniais e pelo tema das novas tecnologias.

Profª ANDREA GALVÃO DE CARVALHO

Doutora em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018); mestre em Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011); especialista em Tradução de Espanhol pela Universidade Gama Filho (2006) e em Educação a Distância pelo SENAC-RJ (2009). É graduada em Letras pela Universidade Veiga de Almeida (2007) e em Comunicação Social - habilitação Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá (1998). Foi Bolsista CAPES / Doutorado (2015-2017). Foi docente substituta na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no curso de Português/Espanhol nos anos de 2010 a 2014. Também atuou como professora de Língua Espanhola no Ensino Fundamental II e Médio na rede privada e em cursos de idiomas no Rio de Janeiro. É membro do grupo de pesquisa “Laboratório de Espanhol Virtual” (LabEV) coordenado pela Profª. Drª. Cristina de Souza Vergnano Junger que

desenvolve estudos exploratórios, descritivos e experimentais de aspectos ligados ao espanhol/língua estrangeira e sua relação com diferentes manifestações da linguagem e interações mediadas pelo computador e a Internet.

Profª DANIELE GOMES CABRAL

Graduada em Letras - Português / Espanhol pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) (2003). Possui Especialização em Língua e Literaturas Hispânicas (2008) e Mestrado em Linguística aplicada e Ensino de Línguas Estrangeiras - Espanhol (2010), ambos pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atuou no âmbito do ensino fundamental 2º segmento e pós-graduação. É professora de Espanhol do CPII desde 2008.

Profª ELEN FERNANDES DOS SANTOS

Possui Mestrado em Letras Neolatinas (UFRJ, 2014), Especialização em Espanhol Instrumental para Leitura (UERJ, 2015) e Especialização em Literaturas Hispano-americanas (UFRJ, 2011). Sua graduação e licenciatura também foram cursadas na UFRJ (2005-2011). Além de sua experiência na rede privada de ensino, atuou como professora de Espanhol na Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ) e na Fundação de Apoio à Escola Técnica do Rio de Janeiro (FAETEC/RJ). Desde 2015, integra a equipe de Espanhol do Colégio Pedro II.

Profª FABRÍCIA DORNELLES RAMOS

Possui graduação em Letras português- espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), especialização em Língua espanhola pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal Fluminense (2011). Trabalhou na UERJ (2003), onde ministrou as disciplinas de Língua Espanhola, Cultura Hispânica e Língua instrumental. Atualmente é professora do Ensino fundamental e Ensino médio no Colégio Pedro II, coordenadora pedagógica do Campus Engenho Novo II e coordenadora do Curso de pós-graduação em práticas docentes em espanhol. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem de espanhol, multiculturalismo, currículo multicultural.

Profª FERNANDA BARROSO PANARO

Professora 40h de língua espanhola do Colégio Federal Pedro II (2006) e professora de português/redação do quadro da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2010). Possui mestrado em Educação na linha de pesquisa de cultura e cotidiano escolar (2011), especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura (2006) e graduação em Línguas Portuguesa e Espanhola com suas respectivas literaturas (2004), todos pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro/UERJ. Possui experiência de atuação (nas redes particular e pública – estadual, municipal e federal) nos ensinos fundamental I e II, médio, superior, pós-graduação, EAD, cursos de idiomas, pré-vestibulares e concursos. No Colégio Pedro II atua nos ensinos fundamental e médio, no programa de estágio do Departamento de Língua Espanhola (recebendo alunos de universidades públicas) e no atendimento ao NAPNE – Núcleo de atendimento a portadores de necessidades especiais.

Profª GISELLE BRANCO MENDONÇA

Bacharel e Licenciada em Letras Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2001 e Mestre em Língua Espanhola pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2005. É coordenadora/professora de Espanhol do Colégio Federal Pedro II desde 2003.

Profª ISABELA MARIA DE ABREU

Professora titular, ingressou no Colégio Pedro II, em 1995, como docente efetiva de língua espanhola. Desempenha a função de Coordenadora de Espanhol do Campus Centro, desde 2014, e atua no Curso de Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol –LE, desde 2016. De 2001 a 2010, atuou nos cursos de Turismo e Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Estácio de Sá. Doutora (2012) em Literatura Comparada, subárea de Literaturas Hispânicas, Mestre (2001) em Literaturas Hispânicas e Especialista (1995) em Literaturas Hispânicas e Língua Espanhola, pela Universidade Federal Fluminense, onde também se graduou (1994) em Letras Português - Espanhol.

Profª JANAÍNA MONTEIRO AMORIM

Possui graduação em Letras - Português e Espanhol (1997) e especializações em Leitura Instrumental pela UERJ e em Tradução pela Universidade Gama Filho. Fez cursos de atualização de professores em Madrid e Granada e um máster em Santander/São Paulo. Atualmente é professora em regime de dedicação exclusiva do Colégio Pedro II, mas foi aprovada também em outros dois concursos docentes para a SME/RJ, além da ampla experiência no setor privado. Também foi aprovada em concurso do IBGE para tradução.

Prof. JOSÉ RICARDO DORDRON DE PINHO

Bacharel e Licenciado em Letras (Português/Espanhol) pela UFRJ. Mestre e Doutor em Língua Espanhola pela mesma instituição. Áreas de interesse: Fonética e Fonologia; Variação Linguística; Ensino de Espanhol. Possui diversos trabalhos apresentados e publicados nessas áreas. Orientador de monografias de graduação e de pós-graduação (Especialização). Experiência no ensino de Espanhol no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e no Ensino Superior.

Profª LILIENE MARIA HANOVICH NOVAES DA SILVA

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II desde 2015. Doutoranda e mestra em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal Fluminense e Licenciada em Letras - Português/Espanhol pela mesma instituição. Durante a graduação, foi bolsista de Iniciação à Docência por dois anos para alunos do 5º ano no COLUNI, Colégio de Aplicação da UFF. Integra o Grupo de Pesquisa Práticas de linguagem, trabalho e formação docente. Sua área de pesquisa concentra-se na linha da Análise do Discurso de base enunciativa, nos estudos dialógicos do discurso para o ensino da Língua Espanhola aliado a temas transversais e análises de materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira.

Profª LUZIANA DE MAGALHÃES CATTA PRETA

Possui graduação em Letras (Português – Espanhol) pela UFRJ, Especialização em Língua Espanhola - Instrumental para Leitura (2004) pela UERJ, Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Letras - Estudos da Linguagem - pela UFF.

Professora efetiva de espanhol do Colégio Pedro II, em regime de dedicação exclusiva, atuando na Educação Básica e na Pós-graduação. Interessa-se por temas como educação de jovens e adultos, letramento e materiais didáticos em espanhol com ênfase na leitura para a Educação Básica.

Profª MARIA CECÍLIA DO NASCIMENTO BEVILAQUA

Graduou-se em Letras Português-Espanhol na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005) e possui Pós-Graduação (2010) e Mestrado em Educação (2013) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou em instituições públicas de Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente, é professora efetiva do Colégio Pedro II, atuando no Ensino Médio e na Pós-Graduação. Ao longo de sua trajetória, destaca-se a participação em eventos científicos e publicações nas seguintes áreas: de Língua Espanhola, Línguística Aplicada e História da Educação.

Profª MARIA DE FÁTIMA LOURENÇO DA SILVA

Possui especialização em Avaliação Educacional e Licenciatura Plena em Letras Português-Espanhol, ambos pela UERJ. Atualmente trabalha como professora de Espanhol do Colégio Pedro II, atuando como coordenadora pedagógica de Espanhol no Campus Tijuca II. Participa como supervisora no projeto PIBID/UERJ/CAPES e durante o ano de 2013 participou do projeto institucional de elaboração de provas totalmente audíveis para os alunos cegos do colégio.

Profª PATRÍCIA CARVALHO DE ONOFRE

É professora efetiva de espanhol do Colégio Pedro II desde 2003. Desempenha a função de Coordenadora de Espanhol do Campus Niterói desde 2014 e atua no Curso de Especialização em Educação Linguística e Práticas Docentes em Espanhol desde 2016. Possui Doutorado em Estudos Linguísticos (Universidade Federal Fluminense - 2013), Mestrado em Literaturas Hispânicas (UFF - 2002), Especialização em Língua Espanhola e Literatura Hispânicas (UFF - 1997) e Graduação em Letras (Português-Espanhol / UFF-2003).

Profª PATRICIA RUEL DE OLIVEIRA

Graduada em Português/Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UniverCidade e Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. Professora da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro e do Colégio Pedro II é, também, bailarina clássica e moderna, integrando a Cia. Nós da Dança desde 1992.

Profª RACHEL MONNIER FERREIRA

Graduada em Letras (Português-Espanhol) pela UFRJ, possui especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela UERJ e mestrado em Letras Neolatinas pela UFRJ. Áreas de interesse: estudos linguísticos; leitura; ensino / aprendizagem do espanhol como língua estrangeira. Experiência no ensino de Espanhol nos níveis Fundamental, Médio e Superior.

Profª REGINA CÉLIA DE LIMA E SILVA

Doutora em Estudos Literários, Literatura Comparada desde 2015. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal Fluminense (1989) e Mestrado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2003). Trabalha como

Professora de Espanhol desde 1989 e atualmente está vinculada ao Colégio Pedro II como Professora em nível fundamental e médio. Foi professora em regime parcial do Centro Universitário La Salle no curso de Relações Internacionais até 2011. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas (Língua Espanhola). Trabalhou como Professor Substituto no Colégio Pedro II, no ensino fundamental e médio, e no Curso de Letras da UFF e da UERJ. Teve experiencias no ensino fundamental e médio do Instituto Maia Vinagre, do Colégio Gay Lussac e do Estado do Rio de Janeiro. O inicio de sua carreira foi expressivo, tendo sido Coordenadora de Língua Espanhola em cursos de idiomas, como o Fisk e CNA. Desenvolve pesquisas sobre cultura popular com aplicação em Artes Plásticas, tendo produzido a exposição Brincantes (2008/2009), que trata dos personagens das danças populares brasileiras. Em 2014 desenvolveu o trabalho Ori, cujos trabalhos em aquarelas foram expostos no Instituto Cultural Germânico e, posteriormente, em 2018, na Biblioteca Municipal de Niterói.Essa atual pesquisa é o resultado de sua tese de Doutorado,e tem como tema os símbolos, imagens e expressões dos terreiros de candomblé brasileiros. Neste mesmo ano lançou sua tese em livro, pela editora Appris, sob o título: Da escrita à oralidade na encantaria do Terreiro da Turquia.

Profª VIVIANE MENDONÇA DE MENEZES GUIMARÃES

Possui graduação em Português / Espanhol / Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialização em Língua Espanhola Instrumental para Leitura pela UERJ e mestrado em Linguística pela UERJ. Atualmente é professora de língua espanhola do Colégio Pedro II, em regime de dedicação exclusiva. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas.

 


 

Acessos Hoje:18026  Total Acessos:12692117