Campus Duque de Caxias inaugura Biblioteca Aloysio Jorge do Rio Barbosa


Biblioteca vai atender ao Campus Duque de Caxias e comunidade

 

No dia 16 de março, o Colégio Pedro II inaugura a Biblioteca Aloysio Jorge do Rio Barbosa, no Campus Duque de Caxias, às 12h. A biblioteca é uma homenagem ao ex-aluno e professor da Instituição, falecido em 2012, e contará com um acervo de 2800 itens, entre livros e periódicos, doado pela família de Aloysio. Além de atender a escola, a biblioteca também estará aberta a toda a comunidade de Duque de Caxias.

 

Segundo Márcia Feijão, coordenadora das Bibliotecas e Salas de Leitura do CPII e do processo de aquisição do acervo, a escolha do Campus Duque de Caxias para sediar a biblioteca vai atender a demanda da cidade por educação. “Esta é uma forma do colégio colaborar com Duque de Caxias oferecendo novos recursos e uma boa biblioteca para atender a toda a comunidade”, afirma.

 

O processo de doação do acervo pessoal do professor Aloysio teve início em 2014. Entre os itens estão livros com edição esgotada, de luxo e exemplares raros. O acervo aborda desde a área de Humanidades, incluindo História, Filosofia, Sociologia e Religião, como livros sobre o Rio de Janeiro, clássicos da literatura e publicações em outros idiomas como francês, espanhol e inglês.

 


Entre os itens do acervo estão clássicos da Literatura e periódicos

 

“O professor Aloysio tinha um amor muito grande pelas bibliotecas do colégio, ele era um erudito. Este é um acervo muito acima da média de uma biblioteca escolar. São livros que vão qualificar a prática de leitura da comunidade do Campus Duque de Caxias”, acredita Márcia.

 

Em novembro, os livros foram transportados para o campus e a equipe da biblioteca, coordenada pelo bibliotecário Alan Cruz, deram início ao processamento técnico dos livros. “Ficamos surpresos com a qualidade dos livros que recebemos e a variedade de títulos. Com estas aquisições, o usuário terá disponível um acervo valioso e diversificado para suprir a sua necessidade de informação”, declara Alan.

 

“O envolvimento da comunidade de Caxias foi crucial para que chegássemos a inauguração deste espaço. Desde o início, tanto o diretor Artur, quanto o diretor pedagógico Gabriel e a equipe da biblioteca, coordenada por Alan Cruz, sempre se mostraram disponíveis, esforçados e interessados. No dia 12 de março comemoramos o Dia do Bibliotecário e essa inauguração é também uma forma de prestigiarmos estes profissionais”, finaliza Márcia.

 

Saiba mais sobre Aloysio Jorge do Rio Barbosa:

Nascido em 25 de outubro de 1925, Aloysio Jorge do Rio Barbosa ingressou como aluno do Colégio Pedro II, onde estudou de 1938 a 1945. Formou-se em História e Geografia pela Universidade do Distrito Federal (atual UERJ), em 1954. Retornou ao CPII em 1957, como professor assistente na cadeira de História da Idade Média. Em 1960, fez concurso para livre docência no CPII para a cadeira de História da Idade Média. Na década de 70 foi coordenador da disciplina de Geografia na então Unidade Escolar São Cristóvão. Também lecionou no Colégio de Aplicação da UERJ, onde foi diretor entre 1964 e 1967.

 

Membro da Comissão de Memória Histórica do Colégio Pedro II desde sua primeira formação em 1990, nela atuou até sua morte, em 10 de outubro de 2011, nunca faltando a nenhuma reunião. Por todas as instituições em que passou, estimulava a publicação de revistas, jornais e folhetos. Participou ativamente das revistas Delphos e de Pedagogia e Humanismo.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:1004  Total Acessos:10259554