Duque de Caxias promove Semana de Sensibilização para Deficiências Visuais


Alunos simularam as dificuldade do cotidiano de um estudante com deficiência visual sem o atendimento adequado

 

Termina neste sábado, 28/03, a Semana de Sensibilização para Deficiências Visuais no Campus Duque de Caxias. O evento tem como objetivo fazer com que alunos e servidores compreendam um pouco melhor o que é ser um deficiente visual (DV) no colégio.

 

A motivação para a realização do evento foi a entrada, pela primeira vez, de uma aluna deficiente visual no campus, no ano letivo de 2015. "A presença de uma aluna cega no colégio é um estímulo a mais para que, toda a comunidade escolar, se mobilize e garanta a igualdade de oportunidades a todos, independente se apresentam ou não alguma deficiência", pondera a Coordenadora do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do campus, professora Natasha Gomes de Carvalho.

 

A proposta da atividade é vendar os olhos dos alunos no corredor, solicitar que entrem na sua sala orientando-se pelo piso tátil ou pela voz do professor, que se sentem em seus lugares e que assistam a 15 minutos de aula não adaptada para DVs. Os alunos puderam perceber a dificuldade de locomoção e orientação dos DVs, e também a dificuldade em realizar tarefas de sala de aula como receber uma lista de materiais necessários para as aulas de Desenho (tendo que imaginar instrumentos como um escalímetro), responder a questões de interpretação de um texto mais longo, ou responder a questões com gráficos.

 

"No momento em que a prática é feita, o aluno se coloca no lugar do outro e consegue observar quais são suas limitações, necessidades e potencialidades, além de identificar atitudes que podem colaborar na sua aprendizagem, bem como na sua vivência escolar", explica a professora Natasha. "Isso reflete no dia-a-dia da turma, que acaba sendo benéfico para todos os alunos: evitar conversas paralelas em aula, evitar objetos pelo chão e modificações na sala, cooperação entre os alunos, entre outros", conta.

 

Espera-se que as atividades propostas promovam não só maior integração dos alunos, mas também contribua na formação dos alunos para a cidadania.

 

 

Setor de Comunicação do Campus Duque de Caxias

Coordenadoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:2813  Total Acessos:12721127