Duque de Caxias exibe 'Lincoln' no Cine+Biblio


Primeira exibição do Cine+Biblio contou com debate sobre o filme

 

A Biblioteca Aloysio Jorge do Rio Barbosa exibiu, na última sexta-feira (10), o filme "Lincoln", de Steven Spielberg. Esta foi a primeira exibição do projeto Cine+Biblio este ano. O filme aborda os últimos momentos da vida de Abraham Lincoln, presidente dos Estados Unidos até sua morte, em 1865, centrando-se na Guerra de Secessão e na Emenda Constitucional que aboliu a escravidão naquele país. O ator Daniel Day-Lewis foi premiado com o Oscar por sua atuação no filme.

 

O evento contou com a presença da chefe da Seção de Biblioteca e Sala de Leitura da Diretoria de Assuntos Estudantis, Márcia Feijão de Figueiredo, que fez a abertura do projeto. O bibliotecário do campus Duque de Caxias, Alan Cruz, também fez suas considerações, falou sobre os dois volumes do livro "História Vivida da Guerra da Secessão", de Bernard Michael, relacionados com o tema do filme.

 

Após a exibição do filme, a professora Viviane Tavares, de Língua Inglesa, conduziu a discussão com os alunos participantes. "'Lincoln' nos faz olhar e discutir o que é a política e como ela permeia nossas vidas de maneira inevitável", diz Viviane. Os alunos Vitor Benarroz e Pedro Garcia, ambos do terceiro ano, aproveitaram bastante o filme. "Foi proveitoso no sentido político e humanitário. O Lincoln, mesmo tendo poder de influenciar o futuro da escravidão, respeitou os outros poderes, a voz dos parlamentares. A noção de liberdade foi o que mais me chamou a atenção", relata Vítor. "Achei bem educativo, não só pelo lado pedagógico, mas também pelo lado social, mostrando como as relações sociais eram antigamente", resume Pedro.

 

Alan Cruz, um dos responsáveis pelo projeto Cine+Biblio, comemorou os resultados do primeiro filme. "Foi interessante a participação dos alunos no debate, é importante dar voz a eles. É bom usar a biblioteca com outras atividades relacionadas à cultura", diz. A professora Viviane concorda: "Uma ótima oportunidade de trazermos para o ambiente escolar filmes de qualidade e debatermos temas relevantes para o nosso dia-a-dia", conclui a professora.​

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Duque de Caxias

Coordenadoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:18019  Total Acessos:12692110