Concurso de Piano premia estudantes de Música


Ronal Silveira, Fernando Guilhon, Matheus Aguiar, Victor Silveira, Maria Tereza Soares, Priscila Boy, Beatriz Nepomuceno, Adriane Fabiano, Niágara Cruz, Cecília Vieira, Ester Araújo e Glauce Hellen

 

O I Concurso de Piano Maria Guilhermina Sipaúba premiou estudantes de Música. A semifinal e final do concurso aconteceram na sexta-feira, 17/7, na Escola de Música do Campus Realengo II. ao todo, 15 estudantes de escolas técnicas de Música se inscreveram nas três categorias da competição (até 14 anos – I Turno; 15 a 16 anos – II Turno e 17 a 19 anos – III Turno).

 

Os primeiros colocados em cada turno foram Beatriz Nepomuceno (I Turno), Matheus Aguiar (II Turno) e Victor Goulart (III Turno). Os finalistas receberam convite para tocar em recitais no Conservatório Brasileiro de Música, na UFRJ e no Instituto Wilson Reis Neto. A candidata Adriane Fabiano recebeu Menção Honrosa e duas candidatas, Cecília Vieira, do I Turno, e Glauce Hellen, do II Turno, receberam citação de estímulo.

 

FOTO: Niágara Cruz, organizadora do concurso


No Rio de Janeiro, o último concurso voltado para estudantes de piano ocorreu há 20 anos, organizado por Maria Teresa Soares. Seguindo os passos de sua antiga professora, Niágara Cruz, professora de Piano do Colégio Pedro II, organizou a competição como uma oportunidade de jovens pianistas mostrarem seu talento. “Sempre estimulamos nossos com recitais e apresentações para a comunidade, mas às vezes é preciso outro olhar sobre a própria prática. Lembrei-me de Maria Guilhermina dizendo que deveríamos dar oportunidades para quem está no início, daí veio a inspiração”, conta.

 

A abertura do concurso contou com apresentação da comissão julgadora: Maria Tereza Soares, do Conservatório Brasileiro de Música, Fernando Guilhon, Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna, e Ronal Silveira, da UFRJ. Fernando Guilhon explicou que entre os diversos aspectos objetivos e subjetivos analisados, o sentimento transmitido pelo candidato ao tocar também é levado em consideração. “Analisamos o conjunto de como o candidato passa a expressão sugerida pela música. Não se deve pensar que quem não ganhou não é capaz. Talvez a pessoa ainda não estivesse preparada nesse momento”, explicou Fernando.

 


A banca julgadora: Ronal Silveira (UFRJ), Maria Tereza Soares (UNI-CBM) e Fernando Guilhon (Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna)

 

Para a pianista e professora Maria Tereza, estimular o envolvimento de jovens com a música erudita também é uma atribuição dos jurados. “Nossa função é acima de tudo estimular e promover o ensino da música, particularmente do piano. Que a música seja para essas pessoas uma maneira de se expressar e de crescer”, declarou. Já Ronal elogiou a iniciativa da professora Niágara em estimular jovens talentos. “Torcemos para que essa iniciativa se estenda a longa prazo e renda mais frutos. O trabalho realizado aqui tem que ser valorizado”, afirmou.

 

Nove estudantes semifinalistas tocaram piano solo para o público e tiveram suas habilidades avaliadas para a banca julgadora. Entre o repertório exigido pelo edital estavam peças de compositores brasileiros e estrangeiros. Após análise dos jurados, dois finalistas de cada categoria se apresentaram para a comissão julgadora.

 

O evento contou com a presença do diretor administrativo do Campus Realengo II, Venício Cunha, do chefe de Departamento de Educação Musical, Roberto Sthepeson, da coordenadora Ana Cristina de Paula, professores da Equipe da Escola de Música, alunos e familiares.

 

 
Semifinalistas:
 
I Turno:
Beatriz Nepomuceno
Cecília Vieira
Priscila Boy
 
II Turno:
Ester Araújo
Glauce Hellen Oliveira
Matheus Aguiar
 
III Turno:
Adriane Fabiano
Leonardo Cavalcante
Victor Goulart
 
Finalistas:
 
I Turno:
Beatriz Nepomuceno
Cecília Vieira
 
II Turno:
Ester Araújo
Matheus Aguiar
 
III Turno:
Adriane Fabiano
Victor Goulart
 
Resultado:
 
I Turno:
1º Lugar: Beatriz Nepomuceno
 
II Turno:
1º Lugar: Matheus Aguiar
2º Lugar: Ester Araújo
 
III Turno:
1º Lugar: Victor Goulart
Menção Honrosa: Adriane Fabiano
 
Citação Estímulo:
Cecília Vieira e Glauce Hellen

 

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:8610  Total Acessos:17101146