Exposição reúne obras de artistas contemporâneos a partir do bordado


Exposição 'Bordaduras contemporâneas' segue até 11/9 com muitas atividades

 

Até 11 de setembro, o Espaço Cultural do Colégio Pedro II exibe a mostra coletiva “Bordaduras contemporâneas”. A exposição tem no bordado o ponto de encontro entre seu uso mais tradicional e ressignificações da técnica, propostas por artistas contemporâneos. Estão reunidos trabalhos dos artistas Bruno de Oliveira, Victor Tozarin, Fernando Hermógenes, Maíra Vaz Valente, Mariana Guimarães e Letícia Teixeira, Marcela Carvalho e do coletivo Tramas do Porto, composto por senhoras que vivem na região portuária do Rio e têm no bordado sua forma de sustento e de transmissão cultural.

 

FOTO: Ilustração em bordado da designer Marcela Carvalho


A proposta da exposição foi trazida pelo professor de Artes Visuais do CPII e artista plástico, Raphael Couto, com a ideia de reunir em um mesmo espaço trabalhos de artistas com propostas diferentes, mas que criam um diálogo em torno da técnica do bordado.

 

A abertura da exposição contou a performance “Principium”, da artista Lilian Soares e chamou a atenção do grupo de estudantes do 5º ano do Campus São Cristóvão I, que acompanhou a abertura. Durante a performance, a artista usa a costura para criar uma espécie de casulo, do qual se liberta, ao final.

 


Alunos do 5º ano acompanham performance de Lilian Soares

 

Outras performances e atividades estão previstas até o final da exposição. No dia 31 de agosto e 1º de setembro, a artista Maíra Vaz apresenta a performance “Inundação”. Já no dia 3 de setembro é a vez do artista Fernando Hermógenes apresentar a performance “Juntos vamos mais longe”. Ainda no dia 3, acontece o Café Cultural, um bate-papo com os professores de Artes Visuais Raphael Couto e Claudia Santos e os artistas envolvidos na exposição.

 

 

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

Acessos Hoje:8225  Total Acessos:17100761