Café Cultural promove encontro com artistas da exposição 'Bordaduras Contemporâneas'


Exposição segue em cartaz até 11/9, no Espaço Cultural

 

No dia 3 de setembro, o Espaço Cultural do CPII promove mais um Café Cultural, com a presença de Raphael Couto, curador da exposição Bordaduras Contemporâneas, Claudia Santos, professora de Artes Visuais do CPII e artistas que integram a exposição. O projeto consiste na realização de encontros entre artistas e pesquisadores para uma troca de saberes junto à comunidade escolar, tendo como inspiração as exposições em cartaz no Espaço Cultural.

 

O evento contará ainda com a apresentação da performance “Juntos vamos mais longe”, do artista, escritor e professor, Fernando Hermógenes. Entre outras realizações, o artista participa desde 2013 como professor-desbravador, do Programa Descentralizando o Acesso, oferecido pelo Museu Inhotim, em Minas Gerais. 

 

Oficina com Tramas do Porto

 

Representantes do coletivo de mulheres bordadeiras Tramas do Porto realizaram, nesta sexta-feira, 28/8, oficina de Contação de Histórias para um grupo de alunos do 4º ano, do Campus São Cristóvão I.  As histórias bordadas foram narradas por Tia Lúcia, ilustre integrante do grupo que traduz em suas histórias seus saberes e memórias de vida, simbolizando a cultura afro-brasileira presente na região portuária do Rio de Janeiro.  

 

Além de ouvir as histórias, os alunos participaram com colagens, pinturas e desenhos da criação de um trabalho coletivo que deverá ser exposto em breve, no Museu de Arte do Rio de Janeiro.

 

O projeto Tramas do Porto foi criado pela produtora cultural Silvania Lucia da Fonseca e tem por objetivo resgatar a história da região portuária do Rio a partir da arte do bordado. Parte do trabalho desenvolvido pelo projeto está em exposição na mostra coletiva Bordaduras Contemporâneas, que ficará em cartaz no Espaço Cultural do Colégio até o dia 11 de setembro. A mostra tem como proposta o diálogo entre a arte contemporânea e a arte popular, a partir da linguagem do bordado.

 

A oficina foi idealizada pelas professoras de Artes Visuais da equipe do Espaço Cultural, Marcia Schiavo, Mônica Sica e Letícia Miranda. 

 


Tia Lúcia contou histórias para os alunos

 

 

Espaço Cultural do CPII promove a exposição 'Bordaduras Contemporâneas'

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:8188  Total Acessos:17100724