'I Seminário de Ciências Sociais e Educação Básica' recebe inscrições para GTs

 

 

 

Estão abertas as chamadas para envio de comunicações orais e trabalhos para os interessados em participar dos Grupos de Trabalhos do "I Seminário de Ciências Sociais e Educação Básica", que acontece nos dias 6 e 7 de novembro no Colégio Pedro II. O evento é uma realização  dos pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Sociologia (Nupes) em parceria com o Departamento de Sociologia e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec).


As comunicações orais são destinadas aos professores e pesquisadores de Sociologia. Já os trabalhos têm como público-alvo estudantes da educação básica e licenciandos em Ciências Sociais. Os interessados devem mandar as comunicações orais e trabalhos para o email  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.. Os ouvintes podem se inscrever no link abaixo. As vagas são limitadas.


Inscrições para ouvintes

Submissão de trabalhos

Regras de formatos de resumos e de textos completos


O seminário terá como tema “O Sentido das Ciências Sociais na Educação Básica”, que  propõe a reflexão sobre os avanços e as condições de ensino da disciplina Sociologia a partir de sua obrigatoriedade determinada pela lei 11.684/2008. De acordo com o chefe do Departamento de Sociologia, Felipe Bon, apesar da presença da Sociologia no currículo do CPII desde 1925,  a trajetória da disciplina foi marcada pela luta de diferentes gerações pela sua inserção regular no interior da escola.


“Cada reforma ou proposta de ensino implementada pelos diferentes níveis de governo resultam na modificação do status da Sociologia no interior da escola e, nesse aspecto, a condição de disciplina obrigatória adquirida a partir da referida lei não tem sido percebida por professores, pesquisadores e estudantes de Ciências Sociais como algo definitivo”, explicou Bon, ressaltando que,  são de fundamental importância o debate e a reflexão sobre o lugar das Ciências Sociais na formação discente e na educação brasileira.


O seminário vai acontecer no Campus São Cristóvão III e na Pró-Reitoira de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec). Conheça a página do evento no Facebook.


Saiba mais sobre os Grupos de Trabalhos


Cronograma:

14 de setembro: data limite para submissão de resumos

24 de setembro: divulgação do aceite dos trabalhos

18 de outubro: data limite para envio dos trabalhos completos

6 e 7 de novembro: realização do seminário



 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:2916  Total Acessos:17165712