CPII começa debater construção da Base Nacional Comum Curricular (BNC)

 

A Diretoria de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, ligada à Pró-Reitoria de Ensino (Proen), realiza no dia 22 de setembro uma reunião para tratar da construção da Base Nacional Comum Curricular (BNC) para todas as etapas da Educação Básica. O público-alvo da reunião serão os pró-reitores, chefes de Departamentos e diretores-gerais e pedagógicos.


A Base Nacional Comum Curricular foi determinada pela Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e pelo Plano Nacional de Educação (PNE), instituído pela Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. A partir desta quarta-feira,16/9, a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/ MEC) apresenta o texto preliminar da BNC para discussão e consulta pública.  A proposta ficará disponível para conhecimento e análise no Portal:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br.


Em junho deste ano, foi publicada Portaria Ministerial instituindo uma Comissão de Especialistas para elaboração da proposta preliminar da BNC, que deverá conter os direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para os alunos de todas as etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensinos Fundamental e Médio).

 

Essa Comissão foi composta por professores/pesquisadores de 38 Instituições de Ensino Superior (com experiência na produção de documentos curriculares), profissionais de Secretarias de Educação, professores em exercício nas Redes Públicas de Ensino, indicados pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e pela União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).


Palestra


A reunião será no Auditório Pinheiro Guimarães, no prédio da Reitoria, das 8:30 às 11 horas, e será aberta com uma palestra proferida pela mestre em Administração Pública e Governo, Alice Ribeiro. "A palestrante dará um panorama geral do processo ocorrido até setembro de 2015, bem como os próximos passos fundamentais para que tenhamos um documento de qualidade para a formação de professores e o cotidiano escolar", ressaltou a diretora de Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, Maria de Lourdes Jeanrenaud.

 

Saiba mais sobre a palestrante


Alice é Mestre em Administração Pública e Governo (FGV/SP) e Mestre em Direitos Humanos e Democratização (European Inter-University Centre for Human Rights and Democratisation, Veneza/Itália). Ela tem graduação em Relações Internacionais (PUC/MG). Na área da Segurança Pública, trabalhou no Tribunal Penal Internacional e no Instituto Sou da Paz. No campo da Educação, liderou a área de pesquisa e conteúdo do movimento Todos Pela Educação e, em parceria com a UNESCO, coordenou ações de gestão e avaliação de projetos inovadores da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Atualmente está na Secretaria Executiva do Movimento pela Base Nacional Comum, um grupo plural que discute e apoia a criação de uma base curricular para o Brasil.

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:8601  Total Acessos:36007418