CPII inicia ciclo de debates sobre a Base Nacional Comum

Professores participaram da primeira palestra sobre o BNCProfessores participaram da primeira palestra sobre a BNC

 

A Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec) iniciou nesta quinta-feira, 17/9, um ciclo de palestras com especialistas na área de Educação com o objetivo de subsidiar e qualificar o debate acerca da proposta preliminar da Base Nacional Comum (BNC).

 

O projeto busca resgatar o movimento da educação brasileira, que nos últimos 20 anos vai na direção de estabelecer parâmetros educacionais. O desafio é formar consensos entre distintos atores da sociedade brasileira, incluindo diferentes visões de nação e resguardando as diversidades geográfica, étnica, religiosa, sexual e de gênero existentes.

 

Os professores Pedro Paulo Biazzo e Angelita Costa Neves da RochaFOTO: Os professores Pedro Paulo Biazzo e Angelita Costa Neves da Rocha


A primeira palestra contou com a presença de residentes docentes, professores de diversos campi e chefes de departamento. A palestrante convidada foi a professora Drª. Ana Angelita Costa Neves da Rocha (UFRJ). O professor Dr. Pedro Paulo Biazzo (CPII) atuou como debatedor principal.

 

Angelita  desenvolveu o tema "Base Nacional Comum: Certezas em conflito?", traçando um desenho criterioso das políticas públicas recentes de educação e problematizando os sentidos de "nacional" e de "crise". No debate, Pedro Paulo levantou questões sobre as chamadas habilidades não cognitivas (como disciplina, rotina e trabalhar em grupo) e  os exames nacionais, entre outras questões.

 

Próximos debates

 

A próxima palestra do ciclo ocorrerá no dia 23 de setembro, às 10h, com a presença do professor Dr. Marcelo Burgos (PUC-RJ) e da diretora de Pós-Graduação, Fátima Ivone Ferreira, que debaterão o tema "Política curricular: a construção da BNC". No dia 26 de setembro, o debate gira em torno das implicações da BNC na formação de professores, com a Profª. Drª. Anita Handfas (PPGE/UFRJ) e a Profª. Drª. Ana Cristina Viegas (CPII). O último encontro do ciclo será no dia 1 de outubro e terá a participação da Profª. Drª. Miriam Soares Leite (PROPED/UERJ) e Profª. Drª. Cristiane Cerdeira (CPII), que abordarão as implicações da BNC para a construção das agendas locais

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:2935  Total Acessos:17165731