Alunos do PRD participam de oficina oferecida pelo Departamento de Francês


Alunos do PRD participam da Oficina da Imagem, oferecida pelo Departamento de Francês

 

No dia 10 de setembro, aconteceu a III Oficina da Imagem com a Professora de Artes Visuais do município do Rio de Janeiro, Daniela Punaro, mestranda da linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE) da Universidade Estácio de Sá. A oficina foi oferecida pelo Departamento de Francês para os professores do Programa de Residência Docente do Colégio Pedro II (PRD).


"Avaliamos que esta experiência piloto foi exitosa o suficiente para planejar junto à Pró-Reitoria Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Culturas (Propgpec) novas oficinas para o PRD em 2016. O Departamento de Francês tem grande interesse em desenvolver essas atividades nas Mediatecas de Francês dos Campi Realengo II e de São Cristóvão III, espaços adequados para trocas pedagógicas interdisciplinares”, ressaltou a Chefe do Departamento de Francês, Diva Rocha.


Colaborando para a organização de futuras atividades nas Mediateca de Francês e para a avaliação da própria Oficina da Imagem, os participantes do PRD, de forma anônima e voluntária, responderam às perguntas de uma pesquisa realizada pelo Departamento de Francês. A pesquisa revelou que as oficinas facilitam a troca de saberes e o desenvolvimento de diferentes práticas e estratégias em sala de aula. 


Mediateca


A Mediateca de Francês do Campus São Cristóvão III fica aberta às quartas-feiras, das 10h30 às 18h, para a comunidade escolar visitar e conhecer o espaço (ramal 1131). Nos demais dias, o espaço acolhe alunos do projeto DELF Scolaire e do projeto Atelier d'écriture, além dos professores de Francês do CPII que participam do Núcleo de Estudos Franco-Brasileiros (NEFB).


“Com o trabalho de catalogação do acervo, desenvolvido pelas bibliotecárias do Campus  São Cristóvão III, pretendemos iniciar o empréstimo de livros em 2016 e novos equipamentos também estão sendo solicitados para incrementarmos atividades como o Festival de Cinema Francófono (Festciné), Festival de Clips Francófonos (FestClip), exposições e outros eventos", destacou Diva Rocha.


Pesquisa com os participantes


1)Você gostou desta atividade? 

Dentre as opções: 'um pouco', 'bastante', 'muito', 'nada', 50% gostaram muito e 50% gostaram bastante.


2) Você pensa que é interessante fazer atividades na Mediateca?

Dentre as opções: 'um pouco', 'bastante', 'muito', 'nada', 65% consideram muito interessante e 35% bastante interessante.

3) Você gostaria de voltar aqui em outra ocasião?

Todos os participantes afirmaram que sim.

4) Você recomendaria a seus colegas de turma que viessem à Mediateca? 

Todos os participantes afirmaram que sim.


Os docentes do PRD também deram sugestões tais como: "que mais oficinas como esta aconteçam nesse espaço";  "que a Mediateca tenha wi-fi"; "repetir a oficina com uma nova etapa"; "a oficina poderia virar um minicurso".

 

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

 

 

Acessos Hoje:2850  Total Acessos:17165646