Integrantes de programa da terceira idade do CPII participam da oficina ‘Livro Criativo’

Participantes da oficina "Livro Criativo" durante encontro na Propgpec


Desde o final de setembro, os integrantes do Programa Colégio Pedro II aberto à Terceira Idade estão participando da oficina “Livro Criativo”, uma parceria da Diretoria de Extensão da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec) e do Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento, ligado ao Instituto Vital Brasil.


A oficina tem como proposta trabalhar a linguagem visual com os idosos para atingir benefícios como autopercepção, interação social e cognição, envolvendo memória, lembrança, planejamento de vida e organização.


Comandada por uma equipe formada pelo designer gráfico Boris Garay, a psicóloga Patrícia Fernandes e a terapeuta ocupacional Helena Hawet, a oficina foi dividida em sete encontros, que acontecem todas as quintas-feiras, das 10h às 12h, na Propgpec.


Imagens



FOTO: A terapeuta ocupacional Helena Hawet, designer gráfico Boris Garay e a psicóloga Patrícia Fernandes, equipe responsável pela oficina do 'Livro Criativo"


Segundo Garay, a linguagem visual foi escolhida por ser mais universal e atender melhor a um público heterogêneo. “Partimos do princípio de que a cultura está cada vez mais repleta de imagens e, se relacionar com elas, é uma forma de participar mais da sociedade”, explicou.


A técnica utilizada é mista, incluindo desenho, colagem, pintura, fotografia e escrita. “Ao utilizar diferentes recursos, os participantes passam a desenvolver novos olhares sobre o mundo que os cerca”, observou Garay.


A terapeuta ocupacional Helena Rawet explica que, com o envelhecimento, hábitos do dia a dia acabam precisando de mais atenção. “Refiro-me àquelas tarefas ou atitudes que fazemos no automático e que, com o tempo, se tornam mais complexas para serem realizadas”, esclareceu.


Por isso, realizar uma atividade que envolve atenção, concentração e memorização, como uma oficina de arte, acaba influenciando em outros aspectos da vida diária da pessoa, explica a terapeuta.


Livro



FOTO: Lucia Maria Lacerda Daim, aluna integrante da oficina "Livro Criativo"


No primeiro encontro, cada participante montou seu “Livro Criativo”, que está sendo preenchido no decorrer dos encontros. O trabalho de cada participante será exposto na Propegpec, no início de dezembro, por ocasião das comemorações do 178º aniversário do Colégio Pedro II.


“Na exposição poderemos conferir o trabalho de reconstrução da vida dos participantes. Será um momento mágico para todos nós”, ressaltou Martha Yvonne de Almeida, diretora de Extensão da Propgpec.


Programa


Iniciado em agosto deste ano com 84 inscritos, o Programa Colégio Pedro II aberto à Terceira Idade já atende 124 idosos que participam de cursos, entre eles Espanhol e Informática, e oficinas de Tai Chi Chuan, Poesia e Artes, além de aulas de dança: Dança Sênior e Biodanza.


“Já estamos com mais de 100 pessoas na fila de reserva para o ano que vem. O programa é um sucesso!”, comemorou a diretora de Extensão da Propgpec.

 


Participantes do Programa do CPII Aberto à Terceira Idade comemoram Dia do Idoso


Programa CPII Aberto à Terceira Idade abre inscrições

 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:8588  Total Acessos:17101124