CPII realiza II Seminário de Meditação Laica Educacional Aplicada

Participantes  "II Seminário de Meditação Laica Educacional Aplicada", promovido pelo Núcleo de Pesquisa em Meditação Laica Educacional Aplicada do CPII


O Núcleo de Pesquisa em Meditação Laica Educacional Aplicada promoveu no dia 23 de outubro, na Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec) do Colégio Pedro II, o "II Seminário de Meditação Laica Educacional Aplicada". Foram inscritos  13 trabalhos, sendo sete aprovados e apresentados.


Coordenadora do evento, a psicóloga e professora de Educação Física do CPII Claudia Maria de Luca desenvolve essa prática como estratégia pedagógica com o objetivo de trabalhar a educação emocional dos estudantes. “Percebi que meus alunos necessitavam de um maior controle emocional para o desenvolvimento de suas competências para além de um desempenho esportivo”, observou.




FOTO: O seminário aconteceu
no dia 23 de novembro, no auditório da Propgpec



Segundo Claudia Maria, a pesquisa "Avaliação do Impacto da Meditação Laica nos alunos do Ensino Médio do Colégio Pedro II - Campus Humaitá II" revelou que a prática atinge 100% de aprovação entre os alunos, o que motivou a publicação do livro "Meditação Laica Educacional para uma educação emocional" pela Editora Paco em 2011.


Além de professores do CPII, a prática pedagógica da Meditação Laica Educacional Aplicada  vem sendo trabalhada também fora do CPII. Este ano, foi realizada uma parceria com o Instituto Federal Fluminense de Educação de Macaé.


Segundo os profissionais que adotam a Meditação Laica Educacional Aplicada, os resultados são muito proveitosos. Além de resgatar a boa relação entre professor e aluno, melhora a concentração, o autoconhecimento e a capacidade de controle emocional dos estudantes.



 

 

Coordenadoria de Comunicação Social

 

 

 

 

 

 

 

Acessos Hoje:8330  Total Acessos:17100866