Estudantes do Humaitá II participam de palestras e oficinas sobre energia e sustentabilidade


Evento contou com exposição de trabalhos produzidos pelos alunos

 

Estudantes do Campus Humaitá II puderam aprender mais sobre energia e sustentabilidade durante o II Minicongresso Plantão Verde, realizado no dia 10 de novembro. Com uma proposta interdisciplinar, o evento promoveu palestras com especialistas e oficinas para alunos do ensino fundamental e médio.

 

Para a professora Ana Cláudia Colombo, uma das organizadoras do evento, o resultado foi bastante positivo. “Esses momentos são verdadeiras aulas interdisciplinares. Os alunos perceberam a integração de forma bastante clara. As palestras foram planejadas respeitando a maturidade dos diversos níveis de ensino assim como as oficinas”, explicou.

 

Durante o evento, a comunidade do campus pode conferir trabalhos desenvolvidos por alunos do ensino fundamental e médio. Para Ana Cláudia, juntamente com as palestras e as oficinas, esta foi uma oportunidade de os estudantes terem contato com outras formas de divulgação do conhecimento. “Isso traz um ganho de proporções incalculáveis. Após vivenciar esse tipo de experiência, os alunos sairão da escola muito mais preparados para a vida, para as academias e para o mercado de trabalho”, avaliou.

 

Os estudantes também participaram promovendo a degustação de alimentos preparados com alguns ingredientes extraídos da horta do colégio. “​No geral, os alunos gostaram muito do evento, temos recebido muitos elogios,​ mas também​ algumas críticas construtivas​. Esperamos melhorar para os próximos​ anos​”, ressaltou.

 

Palestras com pesquisadores

Os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio tiveram a oportunidade de assistir a uma mesa-redonda com os pesquisadores Alexandre Aires Mendes, Celso Marcelo Lapa e Ruberval Baldini, que abordaram as principais e mais promissoras formas de geração de energia elétrica brasileiras: hidrelétrica, nuclear e solar.

 

A 1ª série participou de uma atividade com o professor Marcelo Rocha, que desenvolve um projeto de produção de documentários de curta-metragem no Cefet sobre desastres ambientais que acontecem no Rio de Janeiro, principalmente na Baía de Guanabara. Os estudantes também participaram de palestra com o professor Eugênio Correa, que tratou da temática da ecologia corporal  e inserção do homem em sua essência no contexto ambiental.

 

Já para o Ensino Fundamental foi realizada palestra com o professor e astrônomo Walmir Cardoso, que falou sobre as estrelas. “Ainda contamos com a presença do professor Edson Watanabe, diretor da COPPE UFRJ, que veio falar sobre as vantagens e desvantagens das energias renováveis e não renováveis”, informou Ana Cláudia.

 

Oficinas

Voltadas para os alunos do 6º ano, foram realizadas as oficinas: “Geoficinas: tempo geológico e a vida ao longo das eras”, com a  professora Deusana Machado; “Workshop da horta à mesa”, com a ecochef Ciça Roxo;  e “Construção de uma máquina de ver”, com a professora Ana Paula Pitta.

 

Entre as oficinas destinadas aos estudantes do Ensino Médio destacaram-se: “Construção dos fornos solares”, com o professor Filipe de Moraes Paiva; “Videotecas de física”, com o professor Henrique Honorato; e “Geografia”, com a professora Fernanda Amante. A professora Cláudia Rato falou sobre “Meditação laica”, seguida de uma vivência dessa prática aberta a todos os interessados.

 

O II Minicongresso Plantão Verde contou com o apoio da Reitoria e da Pró Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec).

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Humaitá II

Coordenadoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:4805  Total Acessos:10251812