Campus Duque de Caxias recebe palestra sobre desastre de Mariana (MG)


Evento contou com palestra do professor da UFJF, Bruno Milanez

 

No dia 17 de março, alunos e professores do Campus Duque de Caxias assistiram à palestra “O desastre de Mariana (MG): questões sociais, ecológicas e políticas”. A palestra foi ministrada pela professora do Colégio Pedro II, Elizabeth Pasin, e pelo professor da UFJF, Bruno Milanez.

 

Ocorrido em novembro de 2015, o desastre de Mariana teve sua origem no rompimento da barragem de rejeitos provenientes da atividade de mineração da empresa Samarco. A palestra conjunta trouxe diferentes enfoques sobre o problema.

 

FOTO: A professora do CPII, Elizabeth Pasin abordou os impactos econômicos e sociais do desastre

 

Bruno Milanez discutiu questões econômicas e políticas que envolvem a atividade mineradora no Brasil. Ele também apontou irregularidades nos sistemas de fiscalização e segurança atuais, alertando para a possibilidades de novos acidentes desta magnitude.

 

A professora Elizabeth apresentou relatos das pessoas afetadas, discutiu os impactos econômicos e sociais para as vítimas da tragédia, provocando reflexões sobre as mudanças nas vidas destas pessoas. Com relação aos impactos ambientais, a professora ressaltou que os danos são imensuráveis. Os prejuízos causados a fauna e flora se estendem por todo o leito do Rio Doce até o litoral do Espírito Santo.

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Duque de Caxias

Comunicação Social

 

Acessos Hoje:16861  Total Acessos:10331715