Estudantes do Tijuca II discutem o papel dos muros na sociedade

Alunos do 9º ano do Campus Tijuca II participam de atividade pedagógica em aula de Geografia

 

O professor de Geografia do Campus Tijuca II Leandro Tartaglia está promovendo encontros semanais e quinzenais neste semestre a fim de realizar a atividade pedagógica "A educação para além dos muros" com seus alunos. A atividade busca estimular os estudantes a discutir o papel dos muros nas sociedades contemporâneas. Este último, foi realizado com alunos do 9º ano do turno da tarde.

 

Segundo o professor, os espaços públicos têm se tornado cada vez mais anêmicos nas grandes cidades. “Um dos fatores que estabelece tal esvaziamento do espaço público é a não identificação da população com estes locais. A depredação da estrutura física em diversos espaços públicos, como a escola pública, é um efeito concreto desta concepção do que representa e como é tratada a esfera pública na maior parte das cidades brasileiras”, ressaltou.

 


O presente trabalho acontece durante as aulas de Geografia Política mundial e tem como objetivo principal potencializar a relação dos alunos com seus espaços públicos mais próximos. Através da criação artística e da intervenção direta, os estudantes também possuem a oportunidade de analisar, refletir e debater sua participação e contribuição para a construção do espaço público escolar.

 

Para Leandro, os limites que tais barreiras estabelecem precisam ser repensados, sejam nas fronteiras internacionais ou nos espaços públicos, como as escolas. “Em termos metodológicos, a pintura realizada nas salas de aula visam tanto o desenvolvimento da criatividade e o senso crítico de cada aluno, bem como o trabalho em equipe e o processo de construção coletiva dos espaços públicos para além dos muros da escola”, completou.

 

 

Setor de Comunicação do Campus Tijuca II

Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:14599  Total Acessos:29002941