Tijuca II promove concerto 'Os Opostos do Violão: Música Brasileira e Espanhola'

O violinista e compositor Gaetano Galifi e a professora de Educação Musical Niágara Cruz se apresentam no auditório do Campus Tijuca II

 

No dia 5 de julho, foi realizado no Campus Tijuca II o concerto didático "Os Opostos do Violão: Música Brasileira e Espanhola" pelo violonista e compositor Gaetano Galifi. O evento contou com a participação da professora de Educação Musical do campus Niágara Cruz na percussão e na dança, além da presença de professores de outros campi, alunos e responsáveis.


O espetáculo começou com a integração entre o músico e os alunos interessados no estudo do violão. Foi realizada uma performance especial dos Grupos de Violões do professor Rodrigo Russano. Em seguida, o aluno Marcos Antônio, da turma 702, leu sua redação sobre violão. O estudante foi aplaudido e recebeu de Niágara Cruz um exemplar do Método de Iniciação ao Violão, de Gaetano Galifi.


O concerto didático contou ainda com a apresentação de músicas de gêneros opostos, brasileiras e espanholas, ambas de autoria de Gaetano, com o objetivo de que o público ouvisse atentamente e refletisse sobre as características de ambos os gêneros. Niágara Cruz explicou e demonstrou na prática diversos exemplos da influência dos instrumentos de percussão, em especial as castanholas e o pandeiro brasileiro, acompanhados pelo violão de Gaetano, que também tocou obras de compositores, entre eles Villa-Lobos.


Ao final do evento, vestida a caráter com roupas típicas brasileira e espanhola, a professora Niágara apresentou coreografia e dança das músicas de Gaetano Galifi. O espetáculo foi encerrado com sorteio de CDs e livros.

 
O evento teve apoio da Diretoria de Culturas da Pró-reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec).

 

Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:13914  Total Acessos:29002256