Alunos do Humaitá II participam de projeto interdisciplinar de Matemática

Alunos apresentam trabalhos sobre Matemática e outros campos do conhecimento


No dia 20 de julho alunos do Ensino Médio do Campus Humaitá II apresentaram os trabalhos desenvolvidos no projeto “Quanta Matemática existe no mundo em que vivemos”, coordenado pelos professores André Luís Chaves e Josimar José Silva. Os trabalhos foram realizados pelos alunos do turno noturno, a fim de gerar discussões acerca da aplicação da Matemática nos diversos campos de conhecimento, como Linguagens, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.


Os estudantes foram instigados a investigar o quanto a Matemática interfere direta ou indiretamente no cotidiano. De acordo com André Luís, participar do projeto possibilitou aos alunos desenvolver habilidades cognitivas essenciais para a realização de pesquisas escolares com determinado nível de autonomia em uma ação de trabalho transdisciplinar.


FOTO: Todos os alunos do Ensino Médio do período noturno do Campus participaram do projeto


A Matemática, ainda segundo o professor, desempenha nos dias atuais um papel fundamental no avanço científico. “Ela tem funcionado como uma espécie de metaciência, na medida em que perpassa e estrutura muitas outras ciências, e tem mesmo sido apelidada, por diversos autores, de linguagem universal da ciência, sendo detentora de uma linguagem própria que permite a comunicação entre ‘os iniciados’", argumentou.


Ainda segundo André Luiz, o trabalho foi um experimento escolar no qual a formação geral nas diversas áreas do conhecimento foi base para a discussão de uma temática de forte apelo social e científico.


“Dessa forma, é possível o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores, que permitiram ao aluno continuar aprendendo, inclusive além dos conhecimentos estudados na escola, dando-se ênfase ainda aos valores sociais e culturais de uma sociedade solidária, pacífica, participativa e democrática, ou seja, a efetiva concretização dos quatro pilares educacionais do economista e político francês Jacques Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”, observou.

FOTO: Comunidade Escolar prestigiou o evento


A chefe do Departamento de Matemática, Tania Buffoni, destacou que esse é um dos projetos desenvolvidos pelo departamento e que tem por objetivo gerar entre os professores uma interação com outras áreas do conhecimento. “Também é importante ressaltar que os trabalhos correspondem aos 30% da dos alunos que participaram do projeto”, informou.


Outros objetivos

Desenvolver hábitos de investigação sobre temas relevantes a partir da busca, seleção, análise e valoração das diversas informações disponíveis.

Analisar os impactos e o custo socioambiental das decisões tomadas para os diversos campos envolvidos.


Analisar os distintos interesses e valorações relacionados às decisões tomadas, vislumbrando os diferentes aspectos éticos, sociais, psicológicos, econômicos, envolvidos no processo decisório.

 

 

Comunicação Social

 

Acessos Hoje:10078  Total Acessos:12702862