Alunos de Caxias fazem visita virtual ao acelerador de partículas da Suíça


Alunos do Campus Duque de Caxias fazem durante visita ao (Coppe)/UFRJ


Um grupo de alunos do 3º ano do Campus Duque de Caxias tiveram a oportunidade de conhecer virtualmente o acelerador de partículas do Centro Europeu de Pesquisas Nucleares (CERN), localizado na Suíça. Conhecido como Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), o acelerador de partículas  é um sofisticado equipamento de quilômetros de extensão e bilhões de euros em custo e é considerado o maior e mais poderoso do mundo.


No dia 15 de setembro, os alunos estiveram no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde participaram da visita virtual ao CERN, instituição de pesquisas mundialmente reconhecida na área da Física.


A visita foi organizada e acompanhada pelo professor Leonardo Prata, da equipe de Física do campus; pela professora de Desenho, Giselle Araujo; e pelo docente José Manoel Seixas, da UFRJ. 


Os alunos também puderam fazer uma videoconferência com um pesquisador brasileiro do CERN que controlava uma câmera de dentro do acelerador de partículas enquanto explicava a Física envolvida nos experimentos e respondia a diversas perguntas dos estudantes.


Nesta quinta-feira, 22, um segundo grupo de alunos também visita à Coppe/UFRJ.

 

 

 

Setor de Comunicação do Campus Niterói

Comunicação Social

 

Acessos Hoje:742  Total Acessos:12834119