Mais de 120 alunos do SCII participam do 'Game: Debate e Batalha'

Estudantes batalham no videogame

 

Nos dias 6 e 7 de outubro foi realizado no Campus São Cristóvão II o evento "Game: Debate e Batalha", que contou com a participação de mais de 120 alunos do Colégio Pedro II.

 

No primeiro dia, 90 estudantes participaram da palestra com o ex-aluno do CPII Daniel de Sant'anna, que é game designer e professor do Núcleo Avançado em Educação (Nave-rj) e do Senac. Ele abordou  a importância de falarmos do Pokemon Go. Em seguida,  o professor Luiz Gustavo Salgado, do Departamento de Biologia e Ciências, falou sobre a utilização pedagógica do jogo.

 

No segundo dia,  ocorreu uma batalha classificatória para o Circuito Indie Games, na qual 32 alunos do CPII participaram e oito passaram para as semifinais, que será realizada entre os de 22 a 27 de novembro, no Centro Cultural João Nogueira- Imperator.


Os semifinalistas são: Arthur Ramos, Fabiano Alberto, João Matheus, João Victor Caccavo, Luiz Antônio Bisneto, Matheus Quelhas, Matheus Impieri e Pedro Henrique.

 

FOTO: Alunos participam das palestras

 

Segundo o coordenador do Núcleo de Games, Atividades e Metodologia de Ensino (NuGame) e professor de Geografia, Marcos Lima, o objetivo do evento era trazer à tona um debate travado no NuGame para os demais membros da comunidade escolar.


“Nesse sentido, a escolha do jogo Pokemon Go foi pensada para desconstruir alguns discursos muito presente ainda sobre os games e reproduzidos na escola: são alienantes, representam uma perda de tempo ou que são apenas entretenimento” relatou.


Ainda de acordo com o coordenador, a batalha realizada em parceria com o Rio Indie Game foi importante. “A atividade foi interessante para dar visibilidade a esse novo mercado, que atualmente movimenta mais recursos que a indústria cinematográfica, com oportunidade para desenvolvedores, game designers e praticantes de e-sport”, comentou.

 

O "Game: Debate e Batalha" foi uma parceria do Núcleo NuGame com o Rio Indie Games.

 

O que os alunos acharam...

 

“A palestra que aconteceu foi ótima para compartilharmos o que fazemos no Núcleo, porque, apesar de discutirmos esses temas, os outros alunos que também se interessam por eles acabam ficando de fora. Levar uma palestra sobre um dos jogos mais populares atualmente acabou sendo uma ótima forma de mostrarmos o que fazemos. Os palestrantes conseguiram, ao falar sobre os principais tópicos do Pokémon Go, trazer uma visão geral muito boa do jogo, envolvendo até os que não jogam.” Amanda Teixeira, aluna do 9º ano e pesquisadora do NuGAME. 

  

“Achei a palestra sobre Pokemon Go superinteressante por revelar usos em tratamento de pessoas doentes e variação na tarefa escolar. O campeonato foi divertido por estimular a interação entre os alunos e proporcionar a competição de forma saudável e interativa.” Gustavo Michaloski, aluno do 9º ano.

  

“A palestra Pokémon GO foi muito relevante. Na fala do professor Daniel de Sant’anna foi possível perceber que o Pokémon não é uma modinha. Na verdade, se trata de uma franquia que existe desde meados da década de 1990 e que nunca sai de voga, tendo seus adeptos fieis e sempre criando novos fãs. Também pôde ser visto que na educação o jogo Pokémon GO tem grande potencial como ferramenta didática para o ensino de Ciências. O mesmo pode ser utilizado, principalmente, no 7º ano do Ensino Fundamental, pois possibilita trabalhar cerca de 40% do conteúdo de ciências estipulado para essa série, sendo eles: evolução biológica, classificação dos seres vivos, reino Plantae e Animalia. Além disso, o jogo aproxima a disciplina da realidade dos alunos, o que facilita e torna lúdico o processo de ensino-aprendizagem. Eventos como esses deveriam ocorrer mais rotineiramente, pois torna o ensino do Colégio Pedro II ainda mais forte e significativo para os alunos.” Luiz Gustavo Salgado, professor de Ciências e palestrante no evento.

 

 

 

 

 

Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:10843  Total Acessos:35915576