No dia 26 de janeiro, o Espaço Cultural do Colégio Pedro II sediou o lançamento do livro “Vem comigo – Ponte Unindo Vidas”, de Rose Souza. O evento marcou a abertura da programação do Espaço cultural, no ano de comemorações dos 180 anos do CPII.
O livro narra a trajetória da menina, nascida na Penha, subúrbio carioca, desde os tempos em que foi professora, hippie, cobradora de ônibus e babá durante a faculdade até se tornar médica, acupunturista, e terapeuta holística. A inquietude e busca de sentido para a vida estão presentes desde as primeiras palavras de sua biografia.
FOTO: Márcia Martins (Pró-reitora da PROPGPEC), Mônica Sica (Espaço Cultural), Rose Souza (autora) e Eloisa Sabóia (diretora de Culturas do CPII)
Rose Souza foi professora primária na rede pública municipal do Rio de Janeiro. Formou-se médica sanitarista pela UERJ e Fundação Oswaldo Cruz. É coautora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), do Ministério da Saúde e da elaboração de livros sobre Hanseníase: Fenômeno social do estigma e Diagnóstico e tratamento em Hanseníase. Fez pós-graduação em Acupuntura e tornou-se professora de Medicina Tradicional Chinesa, atendendo em Acupuntura e em diversas Terapias Holísticas até a atualidade. É palestrante e organizadora de grupos de apoio solidário a comunidades, grupos de saúde, de estudos filosóficos e de autoconhecimento. Em seu caminho de desenvolvimento, descobriu-se feminista atuante, participou de movimentos comunitários na Baixada Fluminense, foi vereadora e deputada estadual, realizando muitos projetos na área de Saúde da Mulher. Em seu livro, Rose apresenta-nos um capítulo destinado à relação entre Educação, Arte e Saúde Mental.
Comunicação Social