Mesa de debatedores e plateia durante Jornada Pedagógica do Nuth sobre o golpe de 64
O Núcleo do Núcleo Transdisciplinar de Humanidades do Colégio Pedro II lança no dia 20 de maio o livro "50 anos do Golpe [1964-2014]". O livro traz depoimentos, artigos e textos literários originados da jornada pedagógica promovida pelo núcleo nos dias 31 de março e 1º de abril de 2014.
“A jornada foi um momento de se pensar sobre os 50 anos do golpe que estabeleceu a longa ditadura civil-militar no Brasil”, ressaltou a Carolina Medeiros, professora de História do Campus Engenho Novo II e uma das integrantes do Nuth.
O livro destina-se a todos os interessados em compreender o contexto do golpe por meio de relato das memórias de quem vivenciou o período como ex-militantes e estudantes. “E não só através das análises de professores/pesquisadores do CPII”, explicou Carolina.
Segundo a professora, a equipe Nuth acreditou ser de suma importância transformar aquele evento pedagógico tão rico para a comunidade escolar em forma de livro virtual, que contou com fomento da Direção de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (Propgpec).
“Agradecemos à Propgpec e à Direção de Pesquisa do CPII pela possibilidade de desenvolvimento deste trabalho e também ao Espaço Cultural, pelo apoio para o lançamento do livro”, enfatizou a professora.
O lançamento será às 15h, na área externa do Espaço Cultural (Jardim dos Flamboyants), Campus São Cristóvão, prédio da Reitoria.
Mais sobre o livro:
Na primeira parte do livro, apresentam-se os depoimentos de militantes e testemunhas das lutas estudantis das décadas de 1960 e 1970: Vladimir Palmeira, Silas Ayres, Jônatas Aarão, Carlos Eugênio "Clemente" Paz, Antônio Lúcio Soares e Helena Godoy. Estes depoimentos foram transcritos do evento da jornada, quando os convidados estiveram presentes e puderam conversar sobre suas memórias e análises aos alunos do Ensino Médio do Campus Engenho Novo II.
Na segunda parte, a obra traz artigos de Adjovanes Almeida, Carolina Medeiros, Leonardo Brito, Licia Hauer e Selmo da Silva, que refletem sobre o período histórico em questão.
A obra se encerra com poesias e contos escritos pelos alunos atuais do Colégio Pedro II, inspirados nas histórias aprendidas sobre o contexto do golpe e o período militar. A produção textual de nossos alunos foi escolhida a partir de um concurso literário feito durante o evento da jornada pedagógica.
O livro destina-se, desta forma, a todos os interessados em compreender o contexto do golpe através não só das análises de professores/pesquisadores do Colégio Pedro II, mas sobretudo, de relato das memórias de quem vivenciou o período como ex-militantes e estudantes. A equipe Nuth acreditou ser de suma importância transformar este evento pedagógico tão rico para a comunidade escolar do Colégio Pedro II neste livro virtual.
O livro foi possível pelo edital de fomento aos grupos e núcleos de pesquisa do Colégio Pedro II, proporcionado pela Direção de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura.
O livro virtual, em sua versão gratuita em pdf, encontra-se hospedado no site da Editora PontoCom, no link
Informações da Jornada Pedagógica "Os 50 anos do Golpe", incluindo os vídeos do evento, texto dos alunos e ainda o seminário que ocorreu como desdobramento da jornada no link
Comunicação Social