Então é Natal
E chega o tão esperado Natal, dia em que comemoramos o nascimento de Jesus de Nazaré. No Brasil, para os cristãos e não cristãos que a comemoram, esta data simboliza paz, amor, prosperidade, generosidade, presentes e muita, muita comida gostosa! Quem não fica com água na boca só de ouvir o tilintar dos sinos de Natal?
Como todas as comemorações em nosso país, o Natal é época de reunir amigos, família, pessoas queridas e dividir com elas o que temos de melhor. É claro que isso também engloba a festança gastronômica. Sejamos práticos então... Pra quem já me conhece de outros comentários, sabe que defendo a reeducação alimentar como principal meio de manutenção de um peso saudável. Então, para aqueles que já praticam não há maiores perigos nessa época, pois apesar de tantas opções deliciosas, ainda poderemos escolher as opções menos calóricas de acordo com nossos hábitos alimentares sem muito sofrimento. Para aqueles que resolveram iniciar agora ou aqueles que só pensam em comer, comer e comer, ficam aqui algumas dicas:
Lembre-se que o dia de Natal não começa na hora da ceia, portanto deve-se comer todas as refeições que costuma fazer durante o dia, sendo elas o café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e a ceia. Desta forma, você não impõe um jejum forçado ao seu organismo e, quando a tão esperada ceia chegar, seu corpo vai aproveitar da mesma apenas aquilo de que necessita e não fará estoque de tudo o que comer temendo um novo jejum! E você não estará com fome suficiente para comer tudo que está na mesa!
Ao montar seu prato, comece pelas saladas e legumes temperados com pouco azeite e dê preferência às carnes como o perú assado, sem gordura, chester, frango e peixes, como o bacalhau, sardinha, arenque e truta, ricos em ômega 3, gordura que contribui para a saúde do coração, além de auxiliar na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL), enquanto pode favorecer o aumento do colesterol bom (HDL). Possui ainda importante papel em alergias e processos inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias, tromboxanos e leucotrienos.
Quando chegar às sobremesas tente escolher aquela que gosta mais ou se não conseguir escolher, coma bem pouco de cada uma, pois poderá sobrecarregar seu organismo com calorias demais que não conseguirá queimar e estragar o prazer da refeição com uma digestão difícil. Não se esqueça de que o álcool é fonte de calorias, então dê preferência ao vinho, que possui flavonoides, com ação anti-inflamatória, hormonal, anti-hemorrágica, antialérgica e anticâncer. Também são responsáveis pelo aumento da resistência capilar, auxiliando na absorção da vitamina C. Seu efeito mais importante é a propriedade antioxidante.
Para compor a mesa não se esqueça das frutas da época, nozes, castanhas e amêndoas (estas consumidas em pequenas quantidades).
Aprecie com moderação! E FELIZ NATAL!
Ana Patrícia Sá
Nutricionista Colégio Pedro II
Divisão de Assistência ao Educando – Direção Geral
Telefone: 3891-1072