Alunos do Tijuca II conhecem a sede da Justiça Federal

 

 

 

Na tarde do dia 10 de agosto, os alunos do Ensino Médio do Campus Tijuca II visitaram a sede da Justiça Federal, pelo programa “Conhecendo SJRJ” (Seção Judiciária do Rio de Janeiro). A atividade, realizada há mais de 10 anos, tem como objetivo aproximar o Poder Judiciário dos estudantes que estão prestes a escolher suas carreiras. Também participaram do encontro alunos do Proeja.

 

A professora de Direito do Proeja (Programa Nacional de Integração da Educação Básica com a Educação Profissional na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos) e advogada Glauce Bonzoumet, junto com o responsável pelos estudantes nessa edição do evento, professor de matemática e assessor sociocultural do Campus Tijuca II, César Fernandes da Silva, fizeram com que a visita fosse possível.

 

SJRJ2Alunos durante o passeio

 

Os alunos foram levados aos forúns da SJRJ, onde foi exibido um vídeo abordando as atuações da Justiça Federal e sua importância na sociedade. Em seguida, houve uma simulação de um julgamento com “promotor”, “advogado”, “vítima”, “testemunhas” (os alunos) e o auditório. O Juiz Federal Dr. Elmo, que proporcionou a simulação, relatou as dificuldades que teve em sua trajetória profissional, contando que já viveu em uma região pobre do Rio de Janeiro. Abordou, também, assuntos como o preconceito e estereótipos enraizados na sociedade. O Centro Cultural da Justiça Federal (antiga sede do Supremo Tribunal Federal) também foi visitado.

 

Segundo o professor César Fernandes outras oito turmas já fizeram a visita. “É muito importante para eles conhecer melhor esse universo, pois aqui podem entender na prática o que é uma audiência. Todos esses conhecimentos ultrapassam o que estão acostumados a ver na televisão ou na internet”.

                                      

 

 Assessoria de Comunicação Social

 

 

Acessos Hoje:768  Total Acessos:18508296