CPII inicia oferta de atividades remotas para educação básica e graduação

 

O Colégio Pedro II iniciou a oferta de atividades não presenciais para estudantes da educação infantil, do ensino fundamental, do ensino médio regular, integrado e Proeja e dos cursos de graduação. Essas atividades serão oferecidas entre setembro e dezembro de 2020, inicialmente, pela plataforma Moodle (educação básica) e Google Classroom (graduação).

 

As atividades não presenciais poderão ser síncronas (aquelas onde estudantes e professores se comunicam e interagem simultaneamente, em tempo real) ou, preferencialmente, assíncronas (aquelas não simultâneas, que podem ser acessadas de acordo com o tempo dos estudantes). As atividades assíncronas tiveram início no dia 21 de setembro e as síncronas começam no dia 25.

 

Acesso às atividades

Para acessar a plataforma Moodle, o estudante precisa de seu número de matrícula, que pode ser solicitado à secretaria de seu campus. O passo a passo para navegar na plataforma está disponível no Manual do Aluno, preparado pela equipe da Seção de Educação a Distância do CPII.

 

Acesse o Moodle: http://ead.cp2.g12.br/ 

 

Em caso de dúvidas, entre em contato com O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

 

Cada campus irá organizar a oferta de atividades a seus estudantes, por isso consulte sempre o blog de seu campus para ficar por dentro das orientações e informações sobre as atividades não presenciais.

 

Confira a seguir as características das atividades não presenciais para os diferentes segmentos:

 

ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, DO ENSINO FUNDAMENTAL E DA 1ª E 2ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO REGULAR, INTEGRADO E PROEJA

Para os estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio Regular, Integrado e Proeja as atividades remotas terão por objetivo o acolhimento e apoio aos educandos e suas famílias. Serão oferecidas atividades pedagógicas, preferencialmente interdisciplinares, que devem oferecer suporte intelectual e afetivo aos educandos enquanto não houver possibilidade de um retorno presencial seguro ao Colégio Pedro II, em razão da pandemia de Covid-19.

 

O apoio cognitivo compreende atividades ligadas ao desenvolvimento de habilidades intelectuais de construção de conhecimentos. Já o apoio emocional refere-se a atividades de afeto, de ação expressiva com as sensações e a sensibilidade, de escuta e de acolhimento.

 

Estas atividades não substituirão o ensino presencial e, por isso, não contabilizarão horas/dias letivos nem configuram Educação a Distância ou ensino remoto. Dessa forma, elas não corresponderão a um cumprimento formal do currículo/programa com vistas à obtenção de notas a serem contabilizadas para a promoção de séries/ano. Além disso, os conteúdos curriculares trabalhados na etapa de atividades não presenciais serão retomados integralmente quando houver o retorno às atividades presenciais.

 

Todas as atividades oferecidas serão compatíveis com os recursos tecnológicos oferecidos pela escola, através do Edital de Auxílio Estudantil Financeiro Inclusão Digital ou Edital Interno para concessão de Auxílio Tecnologias Assistivas e Inclusão Digital, aos educandos em situação de maior vulnerabilidade.

 

As atividades serão preparadas pelos professores e/ou equipes pedagógicas, SOEP, NAPNE e demais setores de acordo com as deliberações dos Departamentos e dos campi. Quando houver o planejamento de atividades síncronas, cada equipe, interdisciplinar ou não, deverá oferecê-las com um intervalo mínimo de 15 dias entre uma e outra.

 

ESTUDANTES CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO REGULAR, INTEGRADO E PROEJA

Somente para os estudantes concluintes do Ensino Médio (3ª série) as atividades remotas poderão ser utilizadas para contabilizar horas para fins de antecipação da certificação. Esses estudantes poderão optar pela adesão às atividades não presenciais. A adesão se dará a partir do registro do acesso e da realização das atividades não presenciais disponibilizadas na plataforma digital.

 

Os estudantes concluintes que optarem pela realização de atividades não presenciais também deverão participar das atividades presenciais, quando ocorrer o retorno. Já aqueles que não aderirem às atividades remotas terão o direito de cursar presencialmente no retorno às atividades presenciais.

 

As atividades não presenciais poderão ser síncronas ou, preferencialmente, assíncronas. No entanto, para os estudantes concluintes, a oferta de atividades não presenciais síncronas terá intervalo mínimo de sete dias por equipe, interdisciplinar ou não.

 

Emissão da certificação

Para ter direito a antecipação da certificação, o estudante deverá cumprir os requisitos legais de frequência mínima e os requisitos previstos nas regulamentações internas do Colégio Pedro II.

 

Estudantes do ensino médio regular poderão cumprir, no máximo, 299 horas de atividade não presenciais. Os estudantes concluintes do Proeja também terão carga horária máxima de atividades remotas de 299 horas, considerando neste total as disciplinas propedêuticas mais as disciplinas profissionalizantes.

 

Já estudantes concluintes dos demais cursos técnicos integrados deverão cumprir carga horária máxima de acordo com a tabela abaixo:

 

Curso Técnico Carga horária Propedêutica Carga horária Profissionalizante Total
Administração 299 127 426
Desenvolvimento de Sistemas 299 127 426
Instrumento Musical 299 127 426
Meio Ambiente 299 132 431

 

Os estudantes concluintes de cursos técnicos deverão cumprir carga horária relativa à participação em estágio supervisionado, submissão de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), participação em recital, desenvolvimento de sistema de informação e outras produções variáveis, conforme cada curso. Essas atividades terão critérios de apresentação adaptados às realidades de cada curso.

 

Para estudantes dos cursos técnicos, a certificação só será viabilizada quando forem cumpridos os requisitos legais de frequência mínima, de carga horária de estágio obrigatório e de apresentação/ entrega de trabalho de conclusão, conforme cada projeto de curso, e os requisitos previstos nas regulamentações internas do Colégio Pedro II.

 

GRADUAÇÃO

Os cursos de Graduação do CPII – Licenciaturas Integradas em Humanidades- realizarão a substituição temporária das atividades acadêmicas presenciais por meio da adoção do regime remoto de ensino, durante o período da pandemia de Covid-19.

 

O Período Letivo Extraordinário (PLE) dos cursos de Licenciaturas Integradas em Humanidades inicia em 21 de setembro de 2020 e finaliza em 23 de dezembro de 2020, por meio de atividades didáticas síncronas e assíncronas, ministradas através da plataforma Gsuíte. Os alunos matriculados nos cursos de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia e História devem buscar o contato com as coordenações dos cursos para informações mais precisas quanto ao desenvolver das atividades curriculares previstas.

 

Todas as atividades curriculares do Período Letivo Especial serão contabilizadas como atividades do primeiro semestre dos cursos e têm validade curricular tanto em termos de carga horária quanto de integralização curricular.

 

As avaliações deverão ocorrer de forma remota, síncrona e/ou assíncrona, priorizando processos de avaliação na forma continuada.

 

Os alunos que optarem por não realizar as atividades previstas nos componentes curriculares definidos para este período podem solicitar trancamento de matrícula ou de disciplina até o dia 16 de outubro de 2020, através de requerimento enviado por e-mail à Secretaria da Graduação no Campus Realengo I (O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.).

 

 

Confira as portarias que regulamentam as atividades não presenciais para a Educação Básica no CPII:

 

Portaria nº 1775/2020 - Dispõe sobre o funcionamento das atividades não presenciais para estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries dos cursos de Ensino Médio Regular, Integrado e Proeja

 

Portaria nº 1776/2020 - Dispõe sobre o funcionamento das atividades não presenciais para estudantes concluintes dos cursos de Ensino Médio Regular, Integrado e Proeja

 

Portaria nº 1777/2020 - Estabelece orientações específicas para as atividades não presenciais de cursos de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Proeja

 

Portaria nº 1682/2020 - Estabelece e regulamenta o Período Letivo Extraordinário 2020-1 para os cursos de Graduação do Colégio Pedro II durante o segundo semestre de 2020 com o uso de interações remotas emergenciais.

 

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