CPII terá núcleo do Museu da Pessoa

 

Já imaginou que sua história de vida pode ajudar a contar a história do Colégio Pedro II? Em breve, a instituição terá um acervo virtual e colaborativo de memória institucional com relatos em vídeo da comunidade escolar. Trata-se do Núcleo Museu da Pessoa - Colégio Pedro II.

 

O Museu da Pessoa é um museu virtual e colaborativo com foco no registro, preservação e disseminação de histórias de vida. Com um acervo composto por histórias de pessoas, o museu  compreende que valorizar esses relatos como patrimônio é entender que a experiência de todos conta para a compreensão do passado e presente de qualquer grupo ou sociedade. Com maior atuação no meio digital, o Museu da Pessoa também possui sede física aberta a visitantes na cidade de São Paulo.

 

Em setembro de 2021, o Colégio Pedro II foi contemplado como bolsista no Programa de Expansão de Núcleos do Museu da Pessoa, a partir da parceria estabelecida pela Diretoria de Culturas/Propgpec. Três servidores realizaram curso de formação para a criação deste núcleo: as professoras Dilma Mesquita e Eloísa Sabóia e o servidor técnico Thiago Farias dos Santos. Esta equipe é hoje a responsável pela implantação do Núcleo Museu da Pessoa - Colégio Pedro II.

 

video mupeSegundo Eloísa Sabóia, diretora de Culturas, o núcleo trará uma perspectiva de educação patrimonial contínua, valorizando a herança cultural da instituição, construída no cotidiano daqueles que fazem parte da escola. "O Colégio Pedro II possui um patrimônio cultural riquíssimo, pelos diferentes momentos históricos pelos quais passou ao longo de seus 184 anos. É incrível se pensar em quantas histórias de vida se entrelaçam à história da instituição e o quanto ela foi importante para cada uma das pessoas que aqui viveram como estudantes, servidores, responsáveis, terceirizados e até mesmo como comunidade externa. O objetivo desta parceria é gerar visibilidade para estas histórias de vida. Para o MuPe, cada pessoa é um patrimônio da humanidade e suas experiências de vida devem ser fonte de conhecimento, compreensão e conexão, configurando-se então como um poderoso antídoto contra intolerâncias e preconceitos", destaca.

 

“Queremos que a sociedade brasileira conheça a memória histórica do Colégio Pedro II, não só a partir de grandes personalidades que passaram pela instituição, mas também através das narrativas de vida de todos e todas que contribuíram para o seu destaque e existência há 184 anos. Queremos dar voz a grupos sociais e étnicos que são frequentemente invisibilizados",  acrescenta Thiago.

 

Primeiros passos

Inicialmente, o grupo responsável pela implantação do Núcleo Museu da Pessoa - Colégio Pedro II organizará rodas de histórias com pessoas da comunidade escolar, tomando como base o envolvimento desses grupos em diferentes momentos históricos da instituição. Memórias de estudantes, ex-alunos, servidores da ativa e aposentados, terceirizados, familiares, moradores das regiões onde o Colégio se faz presente. Todas serão bem vindas!

 

As primeiras rodas de histórias serão sobre as seguintes temáticas:

 

- Relatos de funcionários terceirizados da limpeza, merendeiras, seguranças e inspetores, falando sobre o cotidiano da escola;

- Encontro intergeracional: reunir pessoas de diferentes gerações que estudaram ou estudam no Colégio Pedro II.

- Servidores docentes, técnicos e estudantes negros no Colégio Pedro II nas décadas de 1970/1980 e 2010/2020;

- Alunos e ex-alunos gremistas e a participação do Colégio Pedro II nos movimentos político-sociais de diferentes décadas;

- Pessoas que trabalharam ou estudaram no Colégio, no período de militarização da instituição (Ditadura Militar).

 

 

Primeira roda de histórias em maio

A primeira roda de história será com a temática Encontro Intergeracional: queremos reunir pessoas de diferentes gerações que possam contar sobre sua vivência como estudante no Colégio Pedro II.

 

Interessados devem preencher o formulário. Inicialmente, serão selecionadas dez pessoas para um encontro presencial no dia 19 de maio, em horário a combinar com os participantes, no prédio da Propgpec (Campo de São Cristóvão, 177, entrada dos alunos).

 

Como participar?

Se você deseja contribuir ou até mesmo sugerir a participação de alguém, basta preencher o formulário ou enviar sua sugestão (com justificativa) para o e-mail o Núcleo Museu da Pessoa - Colégio Pedro II: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:2327  Total Acessos:29093040