CPII informa sobre normas para publicações no período eleitoral

 

Durante o período eleitoral, as ações de comunicação no âmbito do Colégio Pedro II passarão por restrições. A medida visa atender a Instrução Normativa nº 01/2018 da  Secretaria-geral de Comunicação Social (SECOM) da Presidência da República, que definiu normas para a publicidade e orientou acerca de outras ações de comunicação dos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Comunicação Social do Poder Executivo Federal (SICOM) no período eleitoral.

 

Assim, de 7 de julho a 7 de outubro de 2018 (ou até 28 de outubro, caso haja segundo turno), ficam suspensos qualquer tipo de material ou conteúdo que configure Publicidade Institucional (conteúdos como notícias sobre eventos, atividades pedagógicas e açõe institucionais, por exemplo, ficarão suspensos). Também está vetado discursos, entrevistas ou pronunciamentos de autoridade que seja candidata a cargo político nas eleições.

 

Apenas serão permitidos aqueles que se enquadrem como Publicidade Legal, como divulgação de editais, portarias, comunicados, avisos e demais informações que tenham o objetivo de atender a prescrições legais e que sejam de cunho meramente administrativo, relativas à rotina da instituição.

 

A medida se aplica a todos os meios de comunicação institucionais digitais. Assim, as orientações devem ser adotadas pela Assessoria de Comunicação Social do Colégio Pedro II e por todos aqueles que administram blogs, páginas de campus, de pró-reitorias, de grupos de pesquisa, de cursos e de eventos, hospedadas dentro e fora do domínio da instituição e, ainda, perfis institucionais em redes sociais.

 

Nos perfis institucionais nas redes sociais, está vetada a inclusão de novos posts que não atendam às exigências da instrução normativa em questão. Por medida de cautela, a SECOM solicita que as áreas de comentários das redes sociais e dos sites e blogs sejam suspensas durante o período eleitoral. Em ambientes que não seja possível suspender a área de comentários, estes serão moderados.

 

Para mais informações, acesse a IN nº 01/2018 e a página de Perguntas Frequentes sobre as Eleições 2018, no site da SECOM.

 

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:3543  Total Acessos:2399392