Relembre os acontecimentos que marcaram 2019

 

2019 foi um ano com muitos acontecimentos que contribuíram para mostrar que o Colégio Pedro II, com seus 182 anos, permanece como uma instituição de referência na educação brasileira. Nesta breve retrospectiva, destacamos alguns fatos que marcaram o ano que passou.

 

Ensino

O Colégio Pedro II esteve entre as instituições públicas de ensino com o melhor desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018 no estado do Rio de Janeiro. Além do Enem, a escola também apresentou resultados positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

 

Em 2019, o CPII ampliou a oferta de cursos técnicos. No Proeja, a novidade foi o curso de qualificação profissional em Assistente em Administração. Na modalidade subsequente ao ensino médio, a escola abriu a primeira turma do curso técnico em Tradução e Interpretação de LIBRAS e iniciou a seleção para o curso técnico em Guia de Turismo.

 

Na Graduação, o CPII lançou seus primeiros cursos de licenciatura nas áreas de Ciências Sociais, Filosofia, Geografia e História. Para 2020, serão oferecidas 160 vagas e a seleção será pelo Sisu 2020.1.

 

Esportes

Em 2019, o CPII brilhou nos Jogos dos Institutos Federais. Pela primeira vez, em seis anos de participação na competição, a escola conquistou o 1º lugar geral ao faturar 26 medalhas.

 

Extensão

Em 2019, o Colégio Pedro II ofereceu a comunidade 37 cursos gratuitos de extensão. Ao todo, os cursos contabilizaram 1457 matrículas.

 

Olimpíadas Científicas

2019 também foi um grande ano para o CPII em olimpíadas científicas. Somadas as olimpíadas nas áreas de Neurociências, Astronomia, Química, Matemática, Geografia e Física o CPII foi representado por seus estudantes em 21 olimpíadas científicas no ano de 2019. Ao todo, nosso alunos conquistaram 324 medalhas de ouro, 331 de prata, 213 de bronze e 288 menções honrosas.

 

O desempenho do CPII na olimpíada chinesa de matemática WMTC ganhou grande repercussão na mídia, com destaque para o desempenho da aluna Adrieny Teixeira, única menina medalhista de ouro na categoria Avançado. O grupo de estudantes do Campus Centro, inclusive foi homenageado na Câmara Municipal do Rio.

 

Pós-Graduação

Na pós-graduação, o CPII ofereceu 17 cursos entre mestrados e cursos de especialização docente e preencheu 461 novas matrículas. A novidade no ano foi a Especialização em Práticas Musicais na Educação Básica.

 

Pesquisa

Na educação básica, o CPII desenvolveu 154 projetos de iniciação científica, iniciação a olimpíadas científicas e iniciação à robótica que envolveu 708 estudantes, destes 507 atuando como bolsistas.

 

Cultura

O Espaço Cultural do CPII completou 20 anos em 2019. Inaugurado em 1999, o Espaço Cultural foi o primeiro criado em uma escola pública de Ensino Básico na cidade do Rio de Janeiro. Em suas duas décadas, o espaço oferece gratuitamente ao público exposições, eventos em diferentes linguagens e ações afirmativas que apresentam as múltiplas categorias de arte e tendências estéticas, de diferentes culturas, tempos e espaços.

 

A 4ª edição da Mostra de Iniciação Artística e Cultural (MIAC) contou com a apresentação de 46 projetos. No último ano, 340 estudantes foram contemplados com bolsas de iniciação artística e cultural.

 

Institucional

Em 2019, o CPII divulgou importantes documentos que orientam o desenvolvimento institucional como o Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023 e o Planejamento Estratégico para o mesmo período.

 

Fique por dentro dos acontecimentos mais marcantes nos campi:

Centro 

Engenho Novo II

Humaitá II

Niterói

Tijuca II

São Cristóvão II

São Cristóvão III

Realengo I

 

 

 

Assessoria de Comunicação Social

 

Acessos Hoje:3739  Total Acessos:13425426