Observação da Terra a partir da ISS nas salas de aula: da e-aprendizagem para a m-aprendizagem

Annette Ortwein, Valerie Graw, Sascha Heinemann, Tobias Henning, Johannes Schultz, Fabian Selg, Kilian Staar, Andreas Rienow

Resumo


Desde abril de 2014, quatro câmeras de vídeo estão observando a Terra a partir da Estação Espacial Internacional (International Space Station – ISS) como parte do experimento de Visualização da Terra em Alta Definição (High Definition Earth Viewing – HDEV). Em cooperação com a NASA, o projeto ‘O Olho de Columbus – Imagens ao Vivo da ISS nas Escolas’ (Columbus Eye – Live-Imagery from the ISS in Schools) criou um portal pedagógico para a observação da Terra a partir da ISS, incluindo um grande portfólio educacional (http://columbuseye.uni-bonn.de/). Como há, sem dúvida alguma, um uso amplamente difundido de técnicas de sensoriamento remoto e análises de processamento de imagens para fins científicos e sociais, tais como previsões meteorológicas, monitoramento ecológico, ou gestão de desastres, a necessidade de compreender os processos e técnicas subjacentes é evidente. No entanto, a aplicação de produtos destinados à observação da Terra no quotidiano das aulas é escassa e se baseia principalmente em imagens estáticas obtidas por meio de satélite. O projeto ‘O Olho de Columbus’, portanto, visa a integração sustentável da observação da Terra nas escolas. Um dos seus principais fatores de sucesso é o ambiente da e-aprendizagem (e-learning), à medida que entrelaça as metodologias de aprendizagem baseadas em computador com as tradicionais. Este artigo apresenta os materiais de aprendizagem interativa para diferentes níveis educacionais, como os do observatório de ‘O Olho de Columbus’ que fornece insights sobre fenômenos naturais e antrópicos. O observatório é composto por uma ferramenta interativa que permite aos alunos, por sua própria iniciativa, desenvolver um mapa da ocupação das terras. Avançando para módulos de aprendizagem mais complexos, a unidade de ensino “Calcular a Média a partir da ISS” mostra como temas curriculares de matemática e observação da Terra podem ser combinados. Finalmente, será explicado como o paradigma do projeto dá o próximo passo natural em direção à m-aprendizagem (m-learning) apoiada no uso de smartphone. A realidade aumentada é usada para localizar movimentos de furacão e características de pressão em um aplicativo móvel. Desta forma, a perspectiva do astronauta torna-se uma experiência tangível em aulas regulares.


Palavras-chave


EUROGEO 2016; ISS; Educação; Observação da Terra; Realidade Aumentada; Experimento HDEV.

Texto completo:

PDF

Referências


CLARKE, K., DEDE, J.C., DIETERLE, E. Emerging Technologies for Collaborative, Mediated, Immersive Learning. In: VOOGT; J.; G. KNEZEK (Ed.). International Handbook of Information Technology in Primary and Secondary Education. New York: Springer, 2008.

DEUTSCHE GESELLSCHAFT FÜR GEOGRAPHIE (Ed.). Bildungsstandards im Fach Geographie für den Mittleren Schulabschluss mit Aufgabenbeispielen. Bonn, 2014.

DEUTSCHES ZENTRUM FÜR LUFT-UND RAUMFAHRT (Ed.). Blue Dot – Alexander Gerst shapes our future on the International Space Station. Bonn, 2014.

DUNLEAVY, M.; DEDE, C.; MITCHELL, R. Affordances and Limitations of Immersive Participatory Augmented Reality Simulations for Teaching and Learning. Journal of Science Education and Technology, v. 18, n. 1, p. 7-22, feb. 2009.

GRYL, I. Reflexivity and Geomedia – Going Beyond Domain-specific Competence Development. In: GI-FORUM GEOVISUALIZATION, SOCIETY AND LEARNING. Salzburg, 2012.

KORUCU, A.T.; ALKAN, A. Differences between m-learning (mobile learning) and e-learning, basic terminology and usage of m-learning in education. Procedia Social and Behavioral Sciences, v. 15, p. 1925-1930, 2011.

MICHEL, B. Digital Stereoscopy: Scene to Screen 3D Production Workflows. Sprimont: Stereoscopy News, 2013.

RIENOW, A.; HODAM, H.; MENZ, G.; WEPPLER, J.; RUNCO, S. Columbus Eye – High Definition Earth Viewing from the ISS in Secondary Schools. In: 65TH INTERNATIONAL ASTRONAUTICAL CONGRESS. Toronto, 2014.

RIENOW, A.; HODAM, H.; SELG, F.; MENZ, G. Columbus Eye. Interactive Earth Observation from the ISS in Class Rooms. Journal for Geographic Information Science, Berlin, p. 349-353, 2015a.

RIENOW, A., GRAW, V., MENZ, G., SCHULTZ, J., SELG, F., WEPPLER, J. Experiencing Space by Exploring the Earth – Easy-to-use Image Processing Tools in School Lessons. In: 66TH INTERNATIONAL ASTRONAUTICAL CONGRESS. Jerusalem, 2015b.

RIENOW, A.; GRAW, V.; HEINEMANN, S.; SCHULTZ, J.; SELG, F.; MENZ, G. Mathematikunterricht aus dem All – Interdisziplinäre Lernwerkzeuge für den Einsatz von Erdbeobachtung im Schulunterricht. Dreiländertagung der DGPF, der OVG und der SGPF, Bern, band 25, p. 428-435, 2016.

RUNCO, S. International Space Station – High Definition Earth Viewing (HDEV). 2015. Disponível em: ˂http://www.nasa.gov/mission_pages/station/research/experiments/917.html˃. Acesso em: 07 set. 2016.

RTL NORD. Projekttag an der Oberschule In der Sandwehen - RTL Nord. RTL, TV Sendung vom 20.04.2016. Disponível em: . Acesso em: 07 set. 2016.

STATISTA. Prognose zu den Marktanteilen der Betriebssysteme am Absatz vom Smartphones weltweit in den Jahren 2016 und 2020. . Acesso em: 07 set. 2016.

VOSS, K.; HODAM, H. R.; GOETZKE, R. Feuerspuren im Satellitenbild – Mit Fernerkundung die Bewertungskompetenz stärken. In: JEKEL, T.; KOLLER, A.; DONERT, K.; VOGLER, R. (Ed.). Lernen mit Geoinformationen IV. 2010. p. 171-181.

VOß, K.; GOETZKE, R.; HODAM, H.; RIENOW, A. Remote Sensing, New Media and Scientific Literacy - A New Integrated Learning Portal for Schools Using Satellite Images. In: JEKEL, T.; KOLLER, A.; DONERT, K.; VOGLER, R. Learning with GI 2011 - Implementing Digital Earth in Education. Berlin: Vuforia, 2011. p. 172–180. Disponível em: ˂https://library.vuforia.com/˃. Acesso em: 07 set. 2016.

WACKER, A. G.; LANDGREBE, D. A. Minimum Distance Classification in Remote Sensing. LARS Technical Reports 25. Indiana: Purdue University, 1972.




DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v3i5.1353

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: