O Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo como aporte para o emprego das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de geografia

Marcelo Augusto Rocha, Rosana Figueiredo Salvi

Resumo


O presente estudo desenvolve uma discussão teórica a respeito da necessidade de inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no Ensino de Geografia, analisando os desafios do uso pedagógico por professores desde a formação inicial até a continuada. Apresenta o conceito de Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo, reconhecido na literatura internacional com a sigla: TPACK (Technological Pedagogical Content Knowledge), como subsidio ao enfrentamento do desafio de aproximar o ensino e a tecnologia da formação de professores.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; TDIC; TPACK; Formação de Professores.

Texto completo:

PDF

Referências


ARRUDA, E. P. Ensino e aprendizagem na sociedade do entretenimento: desafios para a formação docente. Educação, Porto Alegre, v. 36, n. 2, p. 232-239, maio/ago. 2013.

BELLONI, M. L. O que é mídia-educação. São Paulo: Autores Associados, 2001.

COUTINHO, C. P. TPACK: Em busca de um referencial teórico para a formação de professores em tecnologia educativa. Paidei@, Revista Científica de Educação a Distância, v. 2, n. 4, jul. 2011.

DEMO, P. Educação hoje: novas tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Atlas, 2009.

GATTI, B. A. & BARRETO, E. S. S. (Org.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Unesco, 2009.

GAUTHIER, C.; MARTINEAU, Stéphane; DESBIENS, Jean-François; MALO, Annie; SIMARD, Denis. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Unijuí, 1998. 457p.

GROSSMAN, P. The making of a teacher: teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.

HACK, J. R. O uso contextualizado de mídias e multimídias em sala de aula: aportes para a formação continuada de docentes do ensino fundamental e médio. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO. 30., Santos. Anais... Santos: UCS / USC / CUMS, 2007.

KENSKI, V. M. Novas tecnologias - o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 8, p. 58-71, maio-ago. 1998.

KOEHLER, M. J. & MISHRA, P. Introducing Technological Pedagogical Knowledge. In: AACTE (Ed.). The Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge (TPCK) for Educators. Ney York: Routledge, 2008.

LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARINHO, S. P. P.; ISHITANI, L; MARINHO, A. M. S.; SILVA, C. L.; SANTOS, G. J.; TÁRCIA, L. P. T.; ARAÚJO, P. M. C. Formação on-line no Projeto UCA em Minas Gerais: desistências e persistências. CASTRO-FILHO, J. A.; SILVA, M. A.; MAIA, D. L. (Org.). In: Lições do Projeto um computador por aluno. Fortaleza: EdUECE, 2013. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2015.

MISHRA, P. & KOEHLER, M. J. Technological pedagogical content knowledge: a framework for teacher knowledge. Teachers College Record, 108(6), 1017-1054, 2006.

MOREIRA, D. G.; LATINI, R. M. Recursos Midiáticos e Núcleo de Tecnologia Educacional: o que dizem os Professores de Química. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA. 14., 2008, Curitiba, Anais... Curitiba: UFPR, 2008.

NIESS, M. L.; RONAU, R. N.; SHAFER, K. G.; DRISKELL, S. O.; HARPER S. R.; JOHNSTON, C.; BROWNING, C.; ÖZGÜN-KOCA, S. A.; KERSAINT, G. Mathematics teacher TPACK standards and development model. Contemporary Issues in Technology and Teacher Education [Online serial], v. 9, n. 1, 2009. Retrieved from . Acesso em: 20 dez. 2015.

NUNES, J. B. C. As tecnologias de informação e comunicação na capital e no interior do Ceará: um estudo comparativo sobre a formação de professores. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED. 28., 2005, Caxambu, Anais... Caxambu, MG: ANPEd, 2005. CD-ROM.

PAIVA, J. As Tecnologias de Informação e Comunicação: utilização pelos professores. Lisboa: Ministério da Educação/DAPP, 2002.

PALIS, G. de La Rocque. O conhecimento tecnológico, pedagógico e do conteúdo do professor de Matemática. Educação Matemática Pesquisa, Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, PUC-SP, v. 12, n. 3, p. 432-451, 2010.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: _______. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.

ROCHA, M. A. & LUCAS, L. B. Tecnologias de Informação e Comunicação nas Licenciaturas em Geografia das Universidades Estaduais do Paraná-BR: presença e contribuições. Espacios, Revista Venezolana de Gestión Tecnológica, v. 36, n. 01, 2015. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2015.

SÁ, R. M. A. G. de. Recursos Digitais no Ensino das Ciências Naturais. 2004. Tese (Dissertação em Educação Multimédia)–Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Porto, 2004.

SAVIANI, D. Os saberes implicados na formação do educador. In: BICUDO, M. A.; SILVA JUNIOR, C. A. (Org.). Formação do educador: dever do Estado, tarefa da Universidade. São Paulo: Unesp, 1996.

SERRES, M. A Polegarzinha: uma nova forma de viver em harmonia e pensar as instituições, de ser e de saber. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

SHULMAN, L. S. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

_______. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-27, 1987.

SILVA, A. M. P. da. Processos de ensino-aprendizagem na Era Digital. Universidade Aberta. 2006a. Disponível em: . Acesso em: 11 nov. 2014.

TARDIF, M. & RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, Campinas, v. 21, n. 73, p. 209-244, 2000.

_______. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

_______. & GAUTHIER, C. O saber profissional dos professores - fundamentos e epistemologia. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA SOBRE O SABER DOCENTE, 1996, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UFCE, 1996. (mimeo).

TEIXEIRA E DANTAS, L. S. & MENDES, M. A. A integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na geografia: uma abordagem interdisciplinar no processo de ensino e aprendizagem. GEONORDESTE, v. 21, n. 2. 2010.

TIFFIN, J. & RAJASINGHAM, L. A universidade virtual e global. Porto Alegre: Artmed, 2010.

VALENTE, J. A. Por quê o computador na educação?. In: _______. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993. p. 24-44.

VESPASIANO, L. M.; PRATA-LINHARES, M. M. O professor universitário na era digital: desafios e competências para o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação na educação. ENCONTRO INTER-REGIONAL NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR. 6., Brasília, Anais... Brasília: Universidade de Brasília, 2015.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: