Dispositivos móveis nas aulas de geografia

Leandro Fabrício Campelo

Resumo


O presente artigo apresenta uma prática pedagógica aplicada no campus Araçuaí do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) com alunos do 1º ano do Ensino Médio, cujo objetivo foi utilizar celulares ou tablets para uma aula prática de GPS, usando o aplicativo Commander Compass Lite. O método usado foram aulas teóricas e práticas: primeiro os alunos aprenderam os comandos básicos do aplicativo e depois foram a campo praticar o uso do GPS por meio das atividades propostas. Os resultados foram positivos, os alunos aprovaram a prática pedagógica e conseguiram relacionar os conceitos geográficos aprendidos em sala com o trabalho de campo, além de usarem os celulares no ambiente escolar com objetivo didático.


Palavras-chave


Dispositivos Móveis; GPS; tecnologias, Práticas Pedagógicas; Ensino de Geografia.

Texto completo:

PDF

Referências


COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL. TIC Kids Online Brasil 2013: pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil. São Paulo: CGI.br, 2014. 323p.

FAVA, Rui. Educação 3.0: Aplicando o PDCA nas instituições de ensino. São Paulo: Saraiva, 2014. 256p.

KIMURA, Shoko. Geografia no Ensino Básico: questões e propostas. São Paulo: Contexto, 2008. 217p.

PRENSKY, Mark. Digital Natives, Digital Immigrants. On the Horizon, v. 9, n. 5, october 2001.

SENE, Eustáquio; MOREIRA, João C. Geografia Geral e do Brasil: espaço geográfico e globalização. 2ª ed. São Paulo: Scipione, 2013. 268p.

VEEN, Wim; VRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009. 141p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: