Jogos pedagógicos: inovações para ensinar geografia do lugar

Luiz Eugênio Carvalho, Angélica Mara de Lima Dias, Joanna Luísa Barros Santos

Resumo


A Geografia do Lugar é uma estratégia interessante para o desenvolvimento de prática no ensino de Geografia. Integrá-la a uma abordagem didática lúdica apreende uma atividade significativa para o rompimento do modelo tradicional e mnemônico atribuído a Geografia ao longo do tempo, assim como possibilitar maior evidência aos recursos pedagógicos disponíveis. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo desenvolver dois jogos pedagógicos para o ensino de Geografia do Lugar, um em plataforma física e o outro em digital, considerando a cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, além de revisão bibliográfica acerca da temática pesquisada que destaca autores como Almeida (1987), Breda (2013) e Huizinga (2000), foi realizado levantamento de jogos destinados ao ensino-aprendizagem de Geografia, bem como  outros que não têm propriamente finalidades didáticas contudo bem podem ser utilizados para este fim. Os resultados apresentam estes recursos, sua aplicabilidade e viabilidade comprovadas em testes, além de perspectivas para socialização. Foi possível constatar que os jogos são ferramentas pedagógicas de notável valorização na atualidade, quando assumem uma abordagem inovadora associada a realidade próxima dos estudantes.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Lugar; Jogos Pedagógicos.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v5i9.2160

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