O que está por vir na educação geográfica? Uma perspectiva da União Geográfica Internacional – Comissão para Educação Geográfica

Clare Brooks, Gong Qian, Victor Salinas-Silva

Resumo


Nos últimos dois anos a Comissão para Educação Geográfica da União Geográfica Internacional (UGI-CEG) esteve envolvida na declaração de dois documentos chave: o estatuto internacional de 2016, apresentado em Beijing, e a Declaração Internacional de Educação Geográfica, aprensentada em Moscou em 2015. Ambas as declarações enfatizam a importância da colaboração internacional particularmente sobre o compartilhamento de descobertas provenientes de pesquisas e entendimentos na área da educação geográfica. Um dos desafios enfrentados pela comissão para atingir esses objetivos é a grande variedade no status e abrangência da educação geográfica em diferentes países. Baseados na premissa de que a o status da educação geográfica nos currículos nacionais aponta um possível investimento e pesquisa e seus resultados, este artigo baseia-se em dados de prevalência da educação geográfica no mundo, para analisar os diferentes níveis de importância destinados à disciplina. Os resultados indicam que uma aproximação internacional entre professores de geografia nunca foi tão oportuna, uma vez que a geografia floresce e esmaece de forma significativa em diferentes lugares. Este artigo ressalta o importante papel de organizações como a UGI-CEG ao oferecer suporte político para a educação geográfica tanto nos currículos nacionais como no campo de pesquisa acadêmica.


Palavras-chave


Internacional; Currículo; UGI-CEG; Colaboração; Pesquisa.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAYA PALACIOS F.; SOUTO X. Manuel and HERRERA NUNEZ, Y. The geographical space, a school construction. A case study: the pupils of the of the Limari Valley (Chile), Scripta Nova-Revista Electronica De Geografia Y Ciencias Sociales, v. 19, n. 503, p. 1-34, 2015.

ARENAS MARTIJA, A. And SALINAS SILVA, V. Giros en la Educación Geográfica: renovación de lo geográfico y lo educativo. Revista de Geografía Norte Grande, n. 56, p. 143-162, 2013.

BEDNARZ, S. W.; HEFFRON, S.; HUYNH, N. T. (Ed.). A Road Map for 21st Century Geography Education: Geography Education Research. A Report from the Geography Education Research Committee of the Road Map for 21st Century Geography Education Project. Washington, DC: Association of American Geographers, 2013.

BROOKS, C. How do we understand conceptual development in school geography?. In: JONES, Mark & LAMBERT, David. Debates on Geography Education. London: Routledge, 2013. p. 75-88.

BROOKS, C.; BUTT, G.; FARGHER, M. (Ed.). The Power of Geographical Thinking. Gewerbestrasse: Springer, 2017.

CARIBBEAN EXAMINATIONS COUNCIL. Geography Syllabus. Kingston: Caenwood Centre, 2015.

CONSEJO DE EDUCACIÓN PRIMARIA. Programa de Educación Inicial y Primaria. Montevideo: CEIP, 2013.

CONSEJO DE EDUCACIÓN SECUNDARIA. Reformulación 2006. Programas de Bachillerato: Montevideo, 2015.

FRIEDSON, E. Professionalism: The Third Logic. Chicago: University of Chicago Press, 2001.

Ganimian, Operativos Nacionales de Evaluación. Buenos Aires, 2013. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2016.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Currículo do Estado de São Paulo. São Paulo: Secretaria da Educação, 2010.

GRAVES, N. & STOLTMAN, J. History of the Commission. Disponível em: . Acesso em: 28 mar. 2016.

MARSDEN, B. On taking the geography out of geographical education: some historical poin-ters. Geography, v. 82, n. 356, p. 241-252, 1997.

MASSEY, D. For space. London: Sage, 2008.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN. Diseño curricular 2014-2020. Buenos Aires: Ministerio de Educación/Ciudad Autonoma de Buenos Aires, 2013.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN. Educación Primaria Comunitaria Vocacional. La Paz: Ministerio de Educación, 2014a.

________. Educación Secundaria Comunitaria Vocacional. La Paz: Ministerio de Educación, 2014b.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN. Bases curriculares. 1º a 6 º básico. Santiago: Ministerio de Educación, 2015a.

________. Bases curriculares. 7º básico a 2º médio. Santiago: Ministerio de Educación, 2015b.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN NACIONAL. Estándares básicos de competências. Bogotá: MEN, 2006.

________. Lineamientos curriculares. Bogotá: MEN, 2014.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN. Currículo de EGB y BGU. Ciencias Sociales. Quito: Ministerio de Educación, 2016.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN Y CIENCIAS. Programas de Estudio de Educación Escolar Básica. Asunción: MEC, n.d.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN Y CULTURA. Actualización currricular del Bachillerato Científico de la Educación Media. Plan común Ciencias Sociales y sus tecnologias. Asunción: MEC, 2014.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN. Currículo Nacional de la Educación Básica. Lima: Minedu, 2016.

MINISTERIO DEL PODER POPULAR PARA LA EDUCACIÓN. Curriculo del subsistema de Educación Primaria Bolivariana. Caracas: Cenamec, 2007a.

________. Curriculo del subsistema de Educación Secundaria Bolivariana. Liceos Bolivarianos. Caracas: Cenamec, 2007b.

MITCHELL, D. Geography teachers and curriculum making in “changing times”. International Research in Geographical and Environmental Education, v. 25, n. 2, p. 121-133, 2016.

MUÑIZ SOLARI, O.; SOLEM, M. and BOEHM, R. (Ed.). Learning Progressions in Geography Education. New York: Springer, 2017.

RATZEL, F. The laws of the spatial growth of states. A contribution to a scientific political geography. Geopolítica, 2, 1, p. 135-156, 2011.

RAWLING, E. Changing the Subject: the impact of national policy on school geography 1980-2000. Sheffield: Geographical Association, 2001.

CAVALCANTI, L. Souza. The school geography in Brazil and challenges for the teaching practice. Geoenseñanza, v. 17, n. 1, p. 23-38, Enero / Junio, 2012.

STOREY, D. Territories. The claiming of space. 2nd ed. New York: Routledge, 2012.

WU, G. The Curriculum Reform Running in Mazes. Peking University Education Re-view, v. 11, n. 4, p. 20-50, 2013. (in Chinese).


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: