Resenha das cartilhas sobre acolhimento de imigrantes na escola

Zélia Aurea Silva de Azevedo Thomaz

Resumo


A cidade de São Paulo se destaca não só na recepção de imigrantes como na positivação de garantias ao acesso escolar para essa população. Em 2016 foi sancionada a Lei Municipal 16.478 que institui a Política Municipal para a População Imigrante, sendo a primeira lei do país a instituir diretrizes para a política de imigrantes em âmbito municipal. Além disso, a Secretária de Educação do Estado de São Paulo apresentou duas cartilhas que orientam a comunidade escolar acerca da educação de migrantes: “Estudantes Imigrantes: matrícula e certificados (2018)” e “Estudantes Imigrantes: acolhimento (2018). Tais cartilhas são de grande importância, já que o estado de São Paulo, em 2016, concentrava 1/3 da matrícula dos estudantes estrangeiros. Apenas a rede de ensino pública paulista é composta por 9.192 estudantes imigrantes, de 120 nacionalidades diferentes (SÃO PAULO, 2018a).Esta resenha apresenta os conteúdos das cartilhas ressaltando como elas podem ser utilizadas nas aulas de geografia e como a geografia pode contribuir com esse debate ainda pouco comum no ambiente escolar.

Palavras-chave


Imigrantes; Refugiados; Acolhimento; Geografia Escolar.

Texto completo:

PDF

Referências


BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1992.

BRASIL. Censo escolar da educação básica. Brasília: MEC/INEP, 2016/2017. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2019.

SÃO PAULO. Estudantes imigrantes: acolhimento. Documento Orientador da Coordenação de Gestão de Educação Básica / Núcleo de Inclusão Educacional. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2018a. Disponível em: . Acesso em: 16 set. 2019.

SÃO PAULO. Estudantes imigrantes: matrícula e certificados. Documento Orientador da Coordenação de Gestão de Educação Básica / Núcleo de Inclusão Educacional. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2018b. Disponível em: Acesso em: 16 set. 2019.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: