O uso de imagens de satélite como suporte para o aprendizado significativo da cartografia no ensino fundamental

Denise Maria Vieira, Vânia Maria Salomon Guaycuru de Carvalho, Maíra Vieira Zani

Resumo


A educação cartográfica, fundamental para o estudo da geografia, tem sido negligenciada no ensino básico e necessita de novas ferramentas para tornar seu aprendizado mais efetivo. Diante das inúmeras transformações que o mundo atual enfrenta e dada à rapidez dessa evolução tecnológica, torna-se fundamental que a postura pedagógica dos profissionais de educação compartilhe essas mudanças nas salas de aula, através de ações e materiais didáticos que comunguem nessa mesma direção. Dessa forma, este trabalho apresenta uma contribuição para uma prática mais motivadora, associando a utilização das geotecnologias, em especial as técnicas do Sensoriamento Remoto, no ensino dos conceitos básicos da cartografia para alunos das séries iniciais do 2o segmento do Ensino Fundamental. Através de uma abordagem lúdica e interativa, as atividades propostas, de caráter prático, tiveram como objetivo principal, tornar os alunos sujeitos na construção do saber cartográfico, na busca de uma aprendizagem mais prazerosa, significativa e inclusiva. A utilização das novas tecnologias, cada vez mais presente nos dias atuais, além de contribuir para a educação cartográfica de crianças e adolescentes, possibilita uma ampliação da percepção do espaço vivido e de suas transformações. Neste contexto, a utilização e difusão de imagens de satélite como suporte para esse processo de aprendizagem no ambiente escolar pode contribuir para a formação de um cidadão mais consciente e participativo na construção de uma sociedade que possibilite a todos a garantia do atendimento de suas necessidades atuais e futuras. 


Palavras-chave


Cartografia Escolar; Geotecnologia; Sensoriamento Remoto; Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia – 5ª a 8ª séries. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, V. S. G. O Sensoriamento Remoto no Ensino Básico da Geografia: Definindo novas estratégias: Rio de Janeiro: APED, 2012.

INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS (INPE). Catálogo de imagens. Disponível em: http://www.dgi.inpe.br/CDSR/ Acesso em: 15. jun. 2012.

INSTITUTO MUNICIPAL DE URBANISMO PEREIRA PASSOS (IPP). Atlas Escolar da Cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: SME/IPP, 2000.

PISSINATI, M. C. & ARCHELA, R. S. Fundamentos da Alfabetização Cartográfica no Ensino de Geografia. Geografia, v. 16, n. 1, p. 169-95, jan./jun. 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2358-4467

 

Licença Creative Commons

Indexada em: